PlayStation Blast
Ei, você aí. Nosso fórum contém uma gama diversificada e grande de discussões que você poderia fazer parte! Além dos membros serem educados e atenciosos. Então por que não se cadastra aí? Venha discutir conosco e fazer amizades aqui, no Fórum PlayStation Blast!

Participe do fórum, é rápido e fácil

PlayStation Blast
Ei, você aí. Nosso fórum contém uma gama diversificada e grande de discussões que você poderia fazer parte! Além dos membros serem educados e atenciosos. Então por que não se cadastra aí? Venha discutir conosco e fazer amizades aqui, no Fórum PlayStation Blast!
PlayStation Blast
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ser bilíngue melhora as capacidades cerebrais.

Ir para baixo

Ser bilíngue melhora as capacidades cerebrais. Empty Ser bilíngue melhora as capacidades cerebrais.

Mensagem por Convidado Qui 03 maio 2012, 17:57

"Bilíngues são malabaristas naturais", refere Viorica Marian, co-autora da investigação da universidade norte-americana de Northwestern, "conseguem manipular melhor os sons que recebem e, tudo indica, automaticamente prestar mais atenção aos relevantes em detrimentos dos restantes. Em vez de suscitar a confusão linguística, o bilinguismo melhora um 'controle inibidor', ou a capacidade para seleccionar os sons relevantes do discurso e ignorar os outros".

Divulgado na "Proceedings of the National Academy os Sciencies ", o estudo levado a cabo com 48 estudantes - 25 apenas falantes de inglês, 23 falantes de inglês e espanhol - conseguiu obter pela primeira vez dados biológicos que mostram que o bilinguismo melhora o funcionamento do cérebro e o modo o sistema nervoso reage aos sons.

Através de eléctrodos foram registados os padrões das ondas cerebrais dos estudantes. Ao escutarem discursos gravados sem ruídos de fundo, ambos os grupos reagiram de forma similar. No caso de gravações em que as vozes surgiam entre outros sons, os cérebros dos estudantes bilíngues foram muito mais eficazes a focar a sua atenção e análise apenas nos discursos.

Capacidades semelhantes às dos músicos

"O bilinguismo enriquece o cérebro e tem consequências reais no seu modo de funcionamento, especificamente na atenção e memória funcional", afirma Nina Kraus, que conduziu a investigação.

Os dados biológicos recolhidos mostram a enorme plasticidade neurológica ligada à relação entre as funções sensoriais e cognitivas. As capacidades potenciadas pelo bilinguismo são semelhantes às que ocorrem com os músicos.

Futuramente, as duas investigadoras vão tentar perceber se esses efeitos ocorrem também quando se aprende uma segunda língua numa fase tardia da vida.

Fonte: Expresso Sapo
-----------------
Me lembrei de ontem da galerinha que sabe a língua japonesa, bem interessante a melhoria que ocorre no nosso encefálo, podemos memorizar melhor, ter mais atenção e etc...
Anonymous
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ser bilíngue melhora as capacidades cerebrais. Empty Re: Ser bilíngue melhora as capacidades cerebrais.

Mensagem por UchihaZoro Qui 03 maio 2012, 18:16

Sobre isso capacitar o nosso cérebro isto é mais do que certo, porém sobre conseguir memorizar as coisas melhores, tenho certos problemas com isso.
No momento posso dizer que sou bilíngue, pois como já havia comentando ontem já sou de nível intermediário no japonês porém mesmo assim, posso dizer que minha memória é um dos meus defeitos, pois em muitos casos não decoro as coisas facilmente. Creio então que devo estudar ainda mais para tentar corrigir este meu defeito, pois meus planos para o futuro é de eu ser no minimo trilíngue pois planejo estudar inglês também, idioma necessário para o futuro de todos.
UchihaZoro
UchihaZoro
Veterano Nv.MÁX
Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 383
Posts Posts : 4617

Ir para o topo Ir para baixo

Ser bilíngue melhora as capacidades cerebrais. Empty Re: Ser bilíngue melhora as capacidades cerebrais.

Mensagem por Convidado Qui 03 maio 2012, 18:23

Alcontrário Uchiha, melhora a memorização porque decoramos os fonemas, acentos, a pronuncia, como se escreve as palavras...
Todos estes aspectos influenciam em uma boa memorização e desenvolve as atividades neurais.
Mas como você citou é necessidade uma certa prática para melhorar e adquirimos está habilidade.
Anonymous
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ser bilíngue melhora as capacidades cerebrais. Empty Re: Ser bilíngue melhora as capacidades cerebrais.

Mensagem por UchihaZoro Qui 03 maio 2012, 18:29

Quando disse aquilo, estava se referindo ao que acontece comigo.
Pois não tenho uma memória muito boa, mesmo estudando dois idiomas. Creio que estudando mais eu possa corrigir isso, não estou contrariando a pesquisa Smile
UchihaZoro
UchihaZoro
Veterano Nv.MÁX
Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 383
Posts Posts : 4617

Ir para o topo Ir para baixo

Ser bilíngue melhora as capacidades cerebrais. Empty Re: Ser bilíngue melhora as capacidades cerebrais.

Mensagem por Convidado Qui 03 maio 2012, 18:38

Hummm desculpe então. Mais você exercita a mente com os textos e tudo mais da lingua japonesa? Ou é mesmo dificuldade qque a língua tem de aprender-mos?
Anonymous
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ser bilíngue melhora as capacidades cerebrais. Empty Re: Ser bilíngue melhora as capacidades cerebrais.

Mensagem por UchihaZoro Qui 03 maio 2012, 18:41

Sim eu estudo diariamente, faço até pequenos testes para melhorar isso.
Porém a idade já está me afetando xD, não é nada sério porém as vezes falo algo, e com o minimo tempo, acabo já me esquecendo xD
UchihaZoro
UchihaZoro
Veterano Nv.MÁX
Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 383
Posts Posts : 4617

Ir para o topo Ir para baixo

Ser bilíngue melhora as capacidades cerebrais. Empty Re: Ser bilíngue melhora as capacidades cerebrais.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos