PlayStation Blast
Ei, você aí. Nosso fórum contém uma gama diversificada e grande de discussões que você poderia fazer parte! Além dos membros serem educados e atenciosos. Então por que não se cadastra aí? Venha discutir conosco e fazer amizades aqui, no Fórum PlayStation Blast!

O Nascimento do Sony Playstation.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O Nascimento do Sony Playstation.

Mensagem por Convidado em Dom 31 Mar 2013, 00:56

Em 1989 o sinal de alerta da Nintendo começava a tocar. O Sega Mega Drive, que havia sido lançado no ano anterior, dominava as vendas e encaminhava-se para uma vitória gloriosa. Devido ao pouco tempo para lançar o seu novo console, que viria a ser conhecido como Super Nintendo Entertainment System, ou SNES (Super Famicom, no Oriente), a Nintendo começou a terceirizar a produção dos componentes necessários para o desenvolvimento de seu novo console. Dentre as empresas que seriam selecionadas para a produção dos chips, estaria nada mais do que a Sony.

A Sony foi a empresa contactada para desenvolver o chip sonoro para o SNES. Na época a Sony pouco se interessava pelo mercado de vídeo-games, e recusou o trabalho. Contudo, um engenheiro viu uma grande oportunidade ali, e começou a trabalhar em segredo com a Nintendo, sem que seus patrões soubessem. Seu nome era Ken Kutaragi, que viria ser o pai do Playstation.

Ken Kutaragi, o pai do PlayStation.

Após a finalização do chip sonoro, que viria a ser conhecido como Sony SCP700, os executivos da Sony praticamente condenaram Kutaragi a demissão, por ter utilizado a base da Sony para um projeto secreto. Contudo, a Nintendo ofereceu uma boa quantia em dinheiro pelo o trabalho realizado, e a Sony começou a olhar o mercado de Vídeo-Games de forma mais amigável. Desta forma nascia a Sony Imagesoft (que poucos sabem, foi responsável pelo desenvolvimento de Mickey Mania), que viria ser alguns anos depois, a SCE.


O Logo da ImageSoft.

Contudo, naquela época, a principal rival da Nintendo, a SEGA, estava prestes a lançar o Mega CD, conhecido aqui no ocidente como Sega CD, que permitia rodar jogos gravados em discos compactos no Mega Drive. A Nintendo estava realmente preocupada com a nova expansão do concorrente, e contactou a Sony para realizar uma expansão similar. Vale lembrar que a Sony, juntamente com Philips, foi responsável pelo desenvolvimento do Compact Disc (Na realidade todos os padrões de mídia óptica em vigor no mercado - o CD, o DVD e Blu-Ray - tiveram participação direta ou indireta da Sony). A Sony, que já conhecia as grandes habilidades de Kutaragi, determinou que que ele seria o chefe do projeto. Nascia assim, o Projeto Play Station (assim mesmo, separado).


O acessório ficava encaixado por "baixo" do SNES, da mesma forma como era o Sega CD.

Contudo, havia um pequeno problema: no contrato assinado pela Nintendo e pela Sony, dava todos os direitos dos jogos que seriam lançados para o Play Station para a Sony. Além disso a Sony queria uma porcentagem das vendas do aparelho e games, o que a Nintendo não aceitou. Vale lembra que a Nintendo era conhecida na época por suas ações dominadoras, como exemplo, os altos royalties que as softhouse deveriam pagar para que seu jogo pudesse ser publicado no SNES.

Todos esperavam que o novo periférico do SNES seria anunciado na E3 de 1993. Contudo, a Sony anunciara que teria conseguido os direitos de distribuição do novo aparelho. No dia seguinte, a Nintendo foi a público fazer o seu próprio anúncio, mas ao invés de firmar o pacto com a Sony como todos esperavam, disse que estava criando um leitor de CDs para o Super Nintendo com a Phillips.

A Nintendo apunhala a sua principal parceira pelas costas.

Contudo o estagio de desenvolvimento do Play Station estava muito avançado, de forma que Kutaragi facilmente conseguiu convencer os chefões da Sony a lançar-ló como um vídeo-game independente, porém agora com o nome junto – PlayStation - da forma como conhecemos até hoje, afim de evitar um processo judicial contra a Nintendo.

O Console foi lançado no final de 1994 no Japão, e a história a partir dai todos sabem. A Sony, conseguiu, em apenas um console, vender 100 milhões de unidades, um número absurdamente alto. Para ter noção de comparação, o SNES que foi considerado bastante vendido, não chegou a metade disso.


Três de Dezembro de 1994. O nascimento de um mito!

Nascia assim, um mito. Nascia o Sony Playstation. O console que marcou a vida de muitos gamers. E que certamente, continuará a marcar.


Última edição por hayt em Dom 31 Mar 2013, 16:22, editado 1 vez(es)

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Nascimento do Sony Playstation.

Mensagem por Greenhood em Dom 31 Mar 2013, 07:58

Gostei. Cool
E só pra complementar: youtube.com/watch?v=U7w5i_YCFmQ

Greenhood
Membro Nv.7
Membro Nv.7

Karma Karma : 12
Posts Posts : 90

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Nascimento do Sony Playstation.

Mensagem por Convidado em Dom 31 Mar 2013, 11:07

Que bom que gostou Greenhood!
Em relação ao vídeo, já tinha o visto (vi todos, estava aguardando o anuncio do PS4). Tenho planos para escrever outros tópicos sobre o PS1/PS2/PS3, mas não por hora.
Querendo dar qualquer feedback, se houve algum erro ortográfico (obrigado LibreOffice por ficar enchendo meu saco Evil or Very Mad ), alguma parte do texto que não ficou bem escrita, ou até mesmo adicionar alguma infomação, pode mandar por MP, que terei o prazer de realizar as alterações.

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Nascimento do Sony Playstation.

Mensagem por Hekonzord em Dom 31 Mar 2013, 20:05

Gostei do teu texto, tinha lido de manhã, mas esqueci de comentar euheuheu

É bem legal saber que a marca PlayStation seria da Nintendo e tal, e eu ainda acho que um dos motivos do sucesso do PSone foi o Crash '-', sinceramente.

Hekonzord
Veterano Nv.MÁX
Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 495
Posts Posts : 3502

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Nascimento do Sony Playstation.

Mensagem por Greenhood em Dom 31 Mar 2013, 20:14

Hekonzord escreveu:Gostei do teu texto, tinha lido de manhã, mas esqueci de comentar euheuheu

É bem legal saber que a marca PlayStation seria da Nintendo e tal, e eu ainda acho que um dos motivos do sucesso do PSone foi o Crash '-', sinceramente.
Ainda bem que não foi. Na época a Nintendo infelizmente era muito rígida, e com certeza investir em um console próprio foi um negócio melhor para a Sony.

Greenhood
Membro Nv.7
Membro Nv.7

Karma Karma : 12
Posts Posts : 90

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Nascimento do Sony Playstation.

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 16:09


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum