PlayStation Blast
Ei, você aí. Nosso fórum contém uma gama diversificada e grande de discussões que você poderia fazer parte! Além dos membros serem educados e atenciosos. Então por que não se cadastra aí? Venha discutir conosco e fazer amizades aqui, no Fórum PlayStation Blast!

A História do Sega CD

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O Sega CD foi um Erro ou um Acerto da SEGA?

75% 75% 
[ 3 ]
25% 25% 
[ 1 ]
 
Total dos votos : 4

A História do Sega CD

Mensagem por Convidado em Sab 01 Jun 2013, 19:24



O SEGA CD (ou Mega CD, como é conhecido no Japão e Europa) é um periférico para o Mega Drive que permitia a execução de jogos gravados em CD-ROM. Foi lançado em 1991 no Japão e em 1993 nos Estados Unidos, Europa e Brasil. Apesar de Revolucionário, não obteve o sucesso que merecia. Confira agora um pouco mais de um dos acessórios mais conhecidos de todos os tempos.


Um dos acessórios mais conhecidos de todos os tempos - o SEGA CD



No final dos anos 80 três principais consoles concorriam no mercado japonês: o Sega Mega Drive, o Nintendo Famicom e o NEC-Avenue PC-Engine (abreviado como PCE). O PCE fazia muito sucesso em terras nipônicas, e no inicio de 1988, acabara de ganhar o seu mais novo acessório, que permita ler jogos em CD, sendo assim o primeiro videogame da história a utilizar esta mídia.


Uma das versões do PCE, que vinha com o suporte de CD incluso

Em um desenvolvimento ultrassecreto, em que os próprios engenheiros não sabiam exatamente o que estavam fazendo, a SEGA produziu o Mega CD, sendo anunciado na Tokyo Toy Show de 1991. O Objetivo inicial da equipe de engenheiros era produzir um sistema melhor e mais barato que o PCE. Acabaram fazendo um sistema poderoso e caro.


Bootup da versão japonesa do Sega CD.

Apesar das boas vendas iniciais nos Estados Unidos e Japão, o acessório se configurou como um fracasso, devido aos vários erros da SEGA, dos quais pode-se citar:

Arrow O Alto preço do Acessório. No lançamento custava 299 dólares o que, somado ao preço de 189 dólares do Mega Drive, custava o equivalente a 800 dólares nos valores de hoje.
Arrow A escassez de jogos bons. As produtoras ainda não estavam preparadas para tecnologia do CD - os jogos de Mega Drive ocupavam um espaço de poucos Mb e a tecnologia do CD permitia espaço até 500 Mb. Evidentemente as produtoras ainda não sabiam como "preencher" todo esse espaço, e assim sendo, os jogos lançados para o SEGA CD não apresentavam novidades satisfatórias ao ponto de se investir tão caro em um acessório.
Arrow A disputa interna do SEGA CD com o Saturno.


Existiram duas versões do Sega CD

Mesmo com o incentivo da SEGA, o Sega CD foi descontinuado em 1996. Apesar disso, a atitude da SEGA em abrir mão da segurança dos cartuchos e iniciar o caminho para a próxima geração dos videogames é admirável.



Processador:
Um Motorola 68000 com 16 Bits, rodando a uma frequência de relógio de 12,5 MHz. Contudo, necessitava-se também o uso do processador do Mega Drive, um mesmo Motorola 68000, porém com uma frequência de relógio de 7,8 MHz. Para jogos de Mega Drive (em cartucho) a CPU do Sega CD ficava em espera.

UCP Gráfica:
Arrow Circuito Próprio (ASIC - Application Specific Integrated Circuit - Circuito Integrado para Aplicação Especifica)
Arrow Paleta com 512 cores disponíveis, sendo apenas 64 cores simultaneamente.
Arrow Resolução de Tela: 320 × 224 pixels ou 256 × 224 (mesmas do Mega Drive)
Arrow Efeitos como Rotating, Scalling e Zoom, que estão ausentes no Mega Drive
Arrow Reprodução de Vídeos com até 256 Cores;

Memória de Acesso Aleatório (RAM):
Arrow RAM Principal: 512 KBytes
Arrow RAM Compartilhada: 256 KByte
Arrow Audio: 64 KBytes em Formato PCM
Arrow Cache CD-Rom: 16 KBytes

UCP de Aúdio:
Arrow Oito Canais PCM Estéreo
Arrow Seis Canais FM
Arrow Três Canais PSG (Programmable Sound Generator)
Arrow Um Canal PWN (Pulse Width Modulation)

Mídia: CD-ROM com leitura a 1x (150 kpbs)

Entrada e Saída (IO):
Arrow Barramento de Comunicação para o Mega Drive
Arrow Entrada de Força
Arrow Saida RCA (Cabo de Áudio/Vídeo)

BIOS:
Arrow ROM: 1 Mbit
Arrow Usavél para Jogos, CD Player e Karaokê.



Earnest Evans (Wolfteam, 1991)


Earnest Evans é um jogo de Plataforma lançado em 1991 pela Wolf Team para o Mega CD. Conta a história de Earnest Evans, um caçador de tesouros que busca três tesouros capaz de destruir a terra, caso caiam em mãos erradas, pretendendo assim a paz do mundo. No entanto, um caçador de tesouros rival chamado Brady Tresidder também procura os ídolos para trazer a destruição do mundo. Desta forma Evans deve encontrar os tesouros antes Tresidder. Durante sua jornada, Evans se depara com a bela Annet Myer e uma misteriosa figura com o nome de Sigfried, que tem motivos desconhecidos.

Snatcher (Konami, 1993).


Snatcher é adventure escrito e dirigido por Hideo Kojima, lançado pela Konami para os computadores domésticos NEC PC-8801 e MSX2. Foi relançado em 1992 para o PC Engine e em 1994 para Sega CD, sendo esta a única versão lançada fora do Japão. Você joga como Gillian Seed, um homem que foi encontrado junto de sua esposa, Jamie Seed, na Zona Neutra Siberiana em 2044 d.C. Ambos em completo estado de amnésia, foram levados em custódia protetora pela 17ª Força de Investigação Siberiana. Em 2045, perdido em uma completa névoa mental e após tentar reatar em vão seu casamento, Gillian se separa de Jamie.

Sonic CD (SEGA,1993)


Sonic the Hedgehog CD é um jogo de Plataforma lançado em 1993 pela SEGA para o Sega CD. A história se passa no Little Planet em quatro tempos diferentes: passado, presente, futuro bom e futuro ruim. O enredo se passa com Dr. Eggman criando Metal Sonic, réplica metálica do Sonic, que captura Amy Rose. Cabe a Sonic salvá-la, destruir Metal Sonic e acabar com os planos de Eggman.


Lords Of Thunder (Hudson Soft, 1995)


Lords Of Thunder é um jogo shoot 'em up desenvolvido pela Hudson Soft lançado em 1993 para o TurboDuo e portado para o Sega CD em 1995.O jogo é centrado em torno do confronto do mal deus Deoric e seus generais negros e o lendário cavaleiro Duran munido de sua armadura Drac. O jogo é bastante aclamado por sua ótima trilha sonora.


Outros Jogos


Existem alguns outros jogos para o Sega CD que são considerados igualmente bons. São eles:

Arrow Earth Worm Jim CD
Arrow Final Fight CD
Arrow Lunar The Silver Star
Arrow Silpheed
Arrow Shining Force CD
Arrow Eternal Champions

------

O Sega CD certamente foi um bom acessório, e creio que geralmente quem fala que ele não presto, pouco o jogou. Tudo bem que ele tinha um séries de Defeitos, mas mesmo assim, possuía jogos incríveis, principalmente para quem gosta de RPGs. Foi uma atitude arriscada que a Sega tomou, e mesmo não sendo a pioneira no ramo de jogos em CD, ela certamente foi uma das responsáveis pela popularização dessa mídia.

Além disso, juntamente ao tópico está uma votação: Você acha que o Sega CD foi um acerto ou um erro da Sega? Votem, e se possível justifiquem suas opiniões. Eu particularmente considero o Sega CD mais um erro do que um acerto. Embora tenha uma quantidade boa de jogos, o preço dele era muito alto. Além disso, os consoles despontavam para uma nova geração, e a Sega queria estender demais a vida do Mega Drive. Assim sendo, creio que se o Sega CD fosse um recurso já disponível no inicio da vida do Mega Drive, seu sucesso seria muito maior. Mesmo assim é inegável a contribuição desse acessório para história dos games.

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum