PlayStation Blast
Ei, você aí. Nosso fórum contém uma gama diversificada e grande de discussões que você poderia fazer parte! Além dos membros serem educados e atenciosos. Então por que não se cadastra aí? Venha discutir conosco e fazer amizades aqui, no Fórum PlayStation Blast!

Perfil: Giygas (EarthBound) - Contém spoilers

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Perfil: Giygas (EarthBound) - Contém spoilers

Mensagem por Warrior em Sab 29 Out 2011, 03:05

Este tópico está cheio de spoilers (revelações do enredo) de Mother 1 e EarthBound. Se quiser continue lendo por sua própria conta e risco!

[Ver no Nintendo Blast]


Giygas como aparece em EarthBound

Qualquer um que tenha jogado o clássico RPG do SNES, EarthBound, com certeza vai se lembrar do antagonista do jogo, Giygas. Mas essa não foi a primeira vez que o vilão aparece na série, mas sim em Mother de 1989 para o NES (lançado somente no Japão). No primeiro jogo ele estava em sua forma original, de alienígena. Já no segundo adquire uma forma bestial e "sem formato". Sua missão: destruir e espalhar o caos na Terra. Confira agora o perfil de um dos vilões mais tensos da história dos videogames.

NOTA: No protótipo em inglês do Mother (1989) o personagem é referido como Giegue, devido na versão japonesa ter a mesma pronuncia (Gyiyg). Aqui em todos os momentos vou referi-lo como Giygas mesmo, já que é mais conhecido assim por aqui.
Outra coisa: o primeiro jogo da série vou referir como Mother (também é conhecido como EarthBound Zero, mas esse não é o nome "oficial") e o segundo, EarthBound (esse foi o único da série a ir para o ocidente, no Japão é chamado de Mother 2).

Infância
Por volta do ano de 190X, o casal George e Maria foram raptados por uma raça alienígena misteriosa, e a obrigação do casal era para cuidar do mais novo membro da raça: Giygas.
Maria cuidava de Giygas como se fosse seu filho, cantando canções-de-ninar e alimentando-o, o que formou um vínculo entre mãe e filho. Já George não cumpria seu papel como pai, vivia pesquisando (secretamente) sobre os alienígenas e seus poderes (PSI).
Várias pesquisas e George conseguiu descobrir vários segredos da raça alienígena, até que a certo ponto da história, conseguiu escapar e voltar a Terra, abandonando Maria. Solitário, George não parou com as pesquisas (o que também acabou criando o robô EVE, cuja missão proteger Ninten) - sua fuga gerou consequências sérias para a Terra.

Primeiro ataque

Ninten está percebendo que sua casa está sofrendo um ataque.
Por volta de 198X, Giygas já é adulto e é forçado a se separar de Maria. Recebe a missão de invadir e destruir a Terra, ele lança ao planeta exércitos de Starmans, hippies alucinados e robôs.
O bisneto de Maria e George (e "sobrinho-neto" de Giygas), Ninten após descobrir suas habilidades com poderes PSI, sai em busca para impedir a dominação da Terra. É transportado para Magicant, onde a governante de lá, Queen Mary, pede a Ninten reunir as oito melodias (Eight Melodies).

Giygas como ele aparece em Mother
Após reunir as oito melodias e ter feito amigos para ajudar na aventura (Loid e Ana; Teddy, é atacado por um robô e fica bastante ferido - em Mother de 1989 Teddy morre; no protótipo americano e no remake Mother 1+2 Teddy consegue se recuperar), Ninten volta a Magicant, Mary pede para Ninten e o grupo cantarem a melodia para ela restaurar suas memórias. Depois de cantarem a música completa, Mary lembra que ela é mãe de Giygas, Maria, e como mensagem final conta ao grupo quando ela cantava essa música a Giygas, como uma canção de ninar, relembrava de quando cuidava dele. Mary desaparece na direção do vento, Magicant na verdade era uma ilusão, nascida da consciência de Maria.


"Por favor, CANTE pra mim a melodia que você aprendeu!" - Uma das cenas finais do jogo.

Giygas amava Maria e até George. Durante a luta vendo Ninten indo mal, Giygas fez uma proposta ao menino: "você Ninten está perdendo. Eu posso te salvar, basta você embarcar na nave-mãe comigo!". Além da guerra, Giygas queria um amigo.
Mas Ninten responde que não e logo em seguida canta a melodia que tinha aprendido:
Nisso Giygas começava a lembrar da mãe, do amor que ela passava pra ele. Embora tentasse, Giygas não conseguiu suportar a canção e foi obrigado a se render. Giygas recuou da Terra e jurou vingança contra seu "sobrinho-neto" e contra o planeta.

Vídeo:

Transição

A transformação de Giygas (fan-art)
Pouco se sabe sobre o que aconteceu com Giygas da passagem de Mother para EarthBound. A única certeza é que ele passou por uma transformação, de alienígena para uma besta, alimentado de vingança, destruição e poder maligno.
Acredita-se que ele tenha tentado romper o vínculo que tinha com Maria (seu ponto fraco), e assim finalmente conseguir se vingar da Terra.
Formou um novo exército, mas seu amor a mãe permanecia.

Giygas contra-ataca

"Giygas contra-ataca!" e "A guerra contra Giygas!" (respectivamente), Giygas inicia o apocalipse.
Tela de apresentação de Mother 2/EarthBound, a imagem da esquerda é da versão japonesa e a da direita, americana. Como Mother 1 foi cancelado na América, tiveram que alterar a tela de abertura (para não deixar um "buraco" na história).
Dez anos após os eventos de EarthBound (Mother 2), Giygas inicia o apocalipse, levando a devastação e destruição da Terra.
O inseto-alienígena Buzz Buzz volta dez anos atrás (199X) para advertir a Ness (que segundo rumores, é filho de Ninten e Ana) sobre o tal acontecimento e dá para ele a Sound Stone (Pedra do Som) para armazenar as oito melodias a fim de ser forte o suficiente para derrotar Giygas.
Então Ness viaja por vários cantos do mundo para impedir que a Terra tenha o futuro terrível, também fez amigos para ajudar na guerra (Paula, Jeff e Poo).
Quando finalmente chegam a Devil Machine (onde Giygas está armazenado, recuperando seus poderes), olha quem aparece: Pokey, vizinho de Ness!

Devil Machine, a "bola" com rosto do Ness é Giygas. Segundo teorias, a Devil Machine (que se parece com algo orgânico) seria uma vagina e a "bola" o óvulo. Quando Pokey desliga a máquina, Giygas teria "nascido", isto é, um bebê. O que resulta na sua terceira forma parecida com um feto.
No entanto, Shigesato Itoi (criador da série) já desmentiu a teoria e disse que o formato de feto é uma coincidência.
Ele revela que trabalha pra Giygas, e então começa a luta. Mesmo com poderes fortes, Pokey não consegue vencer Ness e seus amigos, frustrado e louco, Pokey desliga a Devil Machine liberando Giygas, em uma forma estranha, liberando caos. Giygas ataca de formas inexplicáveis, assim como anteriormente em Mother 1.
Mesmo o grupo atacando, seus poderes são inúteis perto dos golpes de Giygas. Vendo que são incapazes de derrotá-lo, Paula deu a última oração: "...Por favor nos dê força, se possível... Por favor... Alguém... Nos ajude..."


E da oração foi um milagre, os amigos que o grupo encontraram lembram de sua luta heroica e oram por eles, a oração telepática de Paula foi uma reação em cadeia e agora todos oravam por ajuda ao grupo. Giygas leva danos e Paula foi orando mais e mais. A cada oração Giygas levava um dano mais forte que o outro, não eram armas e PSI que derrotavam Giygas, mas sim amor.
Giygas não conseguia lidar com isso, a exposição de afeto, fazia ele lembrar do que era: filho de Maria, que era capaz de amar. Durante a luta Giygas transmitia um diálogo "estranho": "...Ness..."
"...Isso dói..."
"Não está certo... Não está certo..."
"...Ness, Ness, Ness [repete isso várias vezes]..."
"...v...o...l...t...e...m"
"...amigos..."
"Eu me sinto...b...e...m..."
"Ness!"
"Estou...tão...triste..."
"...Ness."
"...Sou...f...e...l...i...z..."
Mesmo que Giygas tentasse esquecer da mãe, ele não conseguia, e isso o deixava louco. Após várias orações Giygas não suporta o amor e se desintegra para descansar em paz.


Terceira forma de Giygas, pode-se perceber que parece um feto (Foot=pés; head=cabeça; body=corpo).

Vídeo:

Curiosidades
>>> A criação de Giygas não foi por acaso. Shigesato Itoi, o criador da série, quando criança acidentalmente assistiu o filme errado no cinema, o que deixou perturbado e as cenas ficou rondando a cabeça dele. Ele confundiu uma cena de amor com uma de assassinato e estupro, provavelmente quando estava em estado de choque a imaginação rolou solta.
Para conferir um pedaço do filme clique aqui.

>>> Giygas tem uma certa semelhança com Mewtwo (de Pokémon), veja:
-Possuem aparência semelhante;
-São seres com poderes psíquicos;
-São os seres mais fortes que enfrentamos.

>>> Em Kirby Canvas Course na luta contra o chefe Drawcia, o fundo fica distorcendo, parecido com a segunda forma de Giygas.

"Giygas é uma coisa que você não pode entender." Isso que Itoi disse em uma entrevista. De fato, embora aqui reuni muitas informações do personagem (acho!), ainda Giygas é incompreensível.
Embora sua missão é destruir a Terra, Giygas tinha amor no coração, o que fazia ser seu "calcanhar de Aquiles".
E você? Já enfrentou Giygas? Conte como foram suas experiencias!


Credits:
Fontes (grande parte do texto eu que escrevi, as que copiei, foram modificadas):
http://www.destructoid.com/giygas-a-psychoanalysis-of-evil-itself-151790.phtml
http://www.earthboundbrasil.com/2011/04/verdade-sobre-giygas.html
http://www.earthboundbrasil.com/2011/08/semelhancas-entre-pokemon-e-mother.html
http://earthbound.wikia.com/wiki/Giygas


Última edição por Warrior em Dom 20 Nov 2011, 02:09, editado 2 vez(es)

Warrior
Veterano Nv.35
Veterano Nv.35

Karma Karma : 134
Posts Posts : 1485

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Perfil: Giygas (EarthBound) - Contém spoilers

Mensagem por garo master em Sab 29 Out 2011, 09:49

Ótimo tópico Warrior!!
Principalmente para mim. Sou fã de Earthbound Smile


Última edição por garo master em Sab 12 Nov 2011, 12:03, editado 1 vez(es)

garo master
Membro Nv.21
Membro Nv.21

Karma Karma : 2
Posts Posts : 238

Ver perfil do usuário https://twitter.com/#!/GaroMaster1

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Perfil: Giygas (EarthBound) - Contém spoilers

Mensagem por Luan Quirante em Sab 29 Out 2011, 14:28

Gostei do tópico, parabéns. xD

Luan Quirante
Iniciante Nv.MÁX
Iniciante Nv.MÁX

Karma Karma : 0
Posts Posts : 29

Ver perfil do usuário http://luan.risadinha@gmail.com http://luan.smash@hotmail.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Perfil: Giygas (EarthBound) - Contém spoilers

Mensagem por Dragan Stojkovic em Sex 11 Nov 2011, 18:03

"A criação de Giygas não foi por acaso. Shigesato Itoi, o criador da série, quando criança acidentalmente assistiu o filme errado no cinema, o que deixou perturbado e as cenas ficou rondando a cabeça dele. Ele confundiu uma cena de amor com uma de assassinato e estupro, provavelmente quando estava em estado de choque a imaginação rolou solta."

Japoneses sabem criar coisas temças... ainda mais quando acontece isso com eles.

Dragan Stojkovic
Membro Nv.3
Membro Nv.3

Karma Karma : 1
Posts Posts : 55

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Perfil: Giygas (EarthBound) - Contém spoilers

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 04:02


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum