PlayStation Blast
Ei, você aí. Nosso fórum contém uma gama diversificada e grande de discussões que você poderia fazer parte! Além dos membros serem educados e atenciosos. Então por que não se cadastra aí? Venha discutir conosco e fazer amizades aqui, no Fórum PlayStation Blast!

[Discussão] O Contrato de exclusividade da Nintendo na época dos 8 bits foi justo?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Discussão] O Contrato de exclusividade da Nintendo na época dos 8 bits foi justo?

Mensagem por Convidado em Dom 09 Jun 2013, 17:39

Na época dos oito bits (Master System e Nintendinho), a Nintendo possuía contratos de exclusividade junto às produtoras de jogos. O contrato não permitia que elas produzissem jogos para nenhum outro aparelho, fazendo com que o Master System dependesse somente dos lançamentos desenvolvidos pela SEGA.

Com isso abre-se um novo tema de discussão: O Contrato de exclusividade da Nintendo na época dos 8 bits foi justo?

Creio que o contrato de exclusividade foi um ato injusto da Nintendo, tanto que anos depois ela foi condenada pelas leis americanas de anti-truste, pois não permitia a livre concorrência. Lembrando que o contrato de exclusividade não era para alguns jogos, como se tem hoje, mas sim para todos os jogos da referida softhouse que quisesse publicar seu jogo para o Nitendinho.

Penso que o contrato imposto pela Nintendo foi devido ao fato que a mesma possuía um certo medo da SEGA dominar o mercado de consoles domésticos, visto que ela já era uma grande empresa (inclusive maior do que a própria Nintendo) no mercado de Fliperamas.

Em resumo, em minha opinião o contrato de exclusividade que a Nintendo obrigava as softhouses assinarem é para mim, uma clara tentativa de monopólio, e portanto, injusta.

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Discussão] O Contrato de exclusividade da Nintendo na época dos 8 bits foi justo?

Mensagem por Hekonzord em Dom 09 Jun 2013, 18:01

No ponto de vista ético não, porém do ponto de vista moral, de certo modo sim, pois a Nintendo propunha um contrato para que as thirdies publicassem seus jogos só no console deles se eles quisessem publicar, eles aceitaram creio eu que a Nintendo correu um perigo enorme de levar um boicote e abandonar a indústria de games precocemente, porém as thirdies e a Nintendo foram covardes, as thirdies por não se moverem e aceitarem um absurdo desses e a Nintendo por propor uma coisa dessa dizendo não à livre concorrência.

Hekonzord
Veterano Nv.MÁX
Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 495
Posts Posts : 3502

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum