PlayStation Blast
Ei, você aí. Nosso fórum contém uma gama diversificada e grande de discussões que você poderia fazer parte! Além dos membros serem educados e atenciosos. Então por que não se cadastra aí? Venha discutir conosco e fazer amizades aqui, no Fórum PlayStation Blast!

Participe do fórum, é rápido e fácil

PlayStation Blast
Ei, você aí. Nosso fórum contém uma gama diversificada e grande de discussões que você poderia fazer parte! Além dos membros serem educados e atenciosos. Então por que não se cadastra aí? Venha discutir conosco e fazer amizades aqui, no Fórum PlayStation Blast!
PlayStation Blast
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Em 16 anos de 'tosqueira', "Tibia" cresce com base fiel de fãs brasileiros

5 participantes

Ir para baixo

Em 16 anos de 'tosqueira', "Tibia" cresce com base fiel de fãs brasileiros Empty Em 16 anos de 'tosqueira', "Tibia" cresce com base fiel de fãs brasileiros

Mensagem por cordeiroyuri Ter 12 Nov 2013, 16:05

Bom turma, eu não sei se alguém aqui do fórum joga, jogou ou pretende jogar Tibia, mas eu acredito que todos nós temos um denominador em comum: ou você o ama, ou o odeia! Tibia, desde sempre, é um jogo que não tem meio termo. O colunista do Uol Jogos, Henrique Lutti Lippe, fez um ótimo texto falando dos 17 anos do game, além de bater um papo exclusivo com o Stephan Vogler, um dos fundadores da Cipsoft. 

A matéria:

Em 16 anos de 'tosqueira', "Tibia" cresce com base fiel de fãs brasileiros Tibia-1384197611936_450x253
Os gráficos simples de "Tibia" são os mesmos desde sua concepção em 1997
A indústria está repleta de histórias de sucesso incomuns, mas poucas delas são tão únicas quanto a de "Tibia". Sim, o mesmo "Tibia" que desde os primeiros anos da internet comercial no Brasil habita o imaginário dos gamers brasileiros - para o bem ou para o mal.

Lançado originalmente em janeiro de 1997 pela alemã CipSoft, o jogo é considerado um dos primeiros MMORPGs de todos os tempos. Por essas bandas, é regularmente lembrado e citado com uma conotação negativa, muito em função dos gráficos, digamos, ultrapassados. Sim: "Vai jogar 'Tibia'" é uma ofensa recorrente em partidas online com brasileiros. Mas o fato é que hoje, mesmo aproximando-se do seu 17º aniversário, "Tibia" continua firme no mercado, alimentado por uma base leal de fãs - dos quais cerca de 40% estão no Brasil.

"Os jogadores estão ficando conosco por um bom tempo. Muitos dos que jogavam no início ainda estão conosco, mesmo que agora não recebamos tantos jogadores novos", explica Stephan Vogler, um dos fundadores da Clipsoft.

Em entrevista ao UOL Jogos, Vogler explicou as razões por trás do sucesso de "Tibia" e de como o jogo segue não apenas relevante, como também rentável mesmo tanto tempo após sua estreia.


Inovador no início...

Desde sua concepção, "Tibia" seguia um modelo de monetização que demoraria anos para se firmar como uma norma. 'Freemium', ele permitia que fãs jogassem de graça, tendo a opção de pagar por funções adicionais e outros benefícios.

"Na época do lançamento original do jogo, não existiam muitos títulos que seguiam esse modelo. E eu acho que esse é um dos principais motivos pelos quais o game tornou-se um sucesso, por exemplo, no Brasil", afirma Vogler. "As pessoas entravam no mundo [de 'Tibia'] pensando, 'Ok, não precisamos pagar para jogar', e só depois, se quisessem, elas colocavam a mão no bolso".

Os requisitos de hardware necessários para rodar "Tibia" também foram um fator determinante em seu sucesso, de acordo com Vogler: "Os requisitos eram muito baixos, mesmo na época. E talvez há dez anos muitas pessoas aqui no Brasil não pudessem jogar outra coisa em seus PCs".

Giovanni Menezes, fundador do portal de fãs brasileiros TibiaBR, concorda. "'Tibia' é um game que pode ser jogado em qualquer computador, e isso faz com que até pessoas que não possuam uma máquina potente possam jogar", afirma.

... 'Retrô' hoje em dia

"Nós sabemos que o visual do jogo é bem 'old school' e pouco atraente para novos jogadores. Muitos olham para ele e pensam, 'Nossa, isso é muito dez anos atrás'. E eles estão certos", comenta Vogler, rindo, ao ser questionado sobre a possibilidade de "Tibia" ganhar visuais retrabalhados e mais modernos.

"Mas, por outro lado, sabemos também que muitos dos jogadores existentes gostam do visual que temos. Eles estão felizes com ele, e até dizem que os visuais são um dos motivos pelos quais eles continuam conosco. Então seria muito difícil para nós mudá-los sem deixar os velhos jogadores bravos", justifica. "Então nós decidimos que vamos fazer melhorias pequenas aos gráficos, mas que deixaremos o aspecto visual basicamente o mesmo. 'Tibia' é basicamente retrô, e há muitas pessoas por aí que gostam de jogos retrô".

A CipSoft não pensa em parar. Existem vários protótipos de novos games em testes, e planos concretos para iniciar o desenvolvimento de um novo projeto em 2014. Mas eles não querem abandonar "Tibia", mesmo com sua idade. "Ainda há espaço para melhorar e ainda há interesse nele, então vamos seguir em frente", afirma Vogler.

Em 16 anos de 'tosqueira', "Tibia" cresce com base fiel de fãs brasileiros Tibia-1384197727141_450x253
Morrer em "Tibia" é muito mais grave do que em outros jogos do gênero, como "WoW"

No Brasil


Apesar de ser o maior mercado de "Tibia", na frente de países como Polônia, México, EUA e Espanha, o Brasil não foi muito contemplado pela CipSoft ao longo dos anos. Mas isso está mudando: Vogler visitou o Brasil ao lado de outros membros da produtora para pesquisar a adição de novas formas de pagamento mais compatíveis com o mercado local ao game.

Giovanni Menezes acredita que uma única novidade faria com que ainda mais jogadores brasileiros entrassem para a comunidade do game: "[A CipSoft] precisava colocar servidores no Brasil. Isso faria 'Tibia' crescer muito mais", afirma. Atualmente, a produtora alemã tem servidores em Londres e nos EUA, mas não tem planos para instalar novos em território nacional.

Uma localização para o português também não está na lista de próximas tarefas da produtora. "Pensamos bastante nisso. Mas é interessante: achamos que isso não teria um impacto tão grande", revela Vogler. "Pelo que percebemos, tradução não é uma prioridade para os fãs brasileiros. Por isso, preferimos nos focar em outras coisas, como trazer novas funções para o jogo".

O co-fundador da CipSoft acredita que o game ainda tem muito a oferecer para jogadores brasileiros. "Nós estamos nos preparando para lançar um novo cliente do jogo. Então ainda o queremos rodando por um bom tempo", conclui.
cordeiroyuri
cordeiroyuri
Membro Nv.13
Membro Nv.13

Karma Karma : 30
Posts Posts : 151

http://www.twitter.com/cordeiroyuri https://plus.google.com/u/0/+YuriCordeiro https://www.facebook.com/yucordeiro http://www.cordeiroyuri.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Em 16 anos de 'tosqueira', "Tibia" cresce com base fiel de fãs brasileiros Empty Re: Em 16 anos de 'tosqueira', "Tibia" cresce com base fiel de fãs brasileiros

Mensagem por Chazzy Ter 12 Nov 2013, 17:12

Jogo subestimado, o mais legal do Tibia é a jogabilidade dele, ele é incrivelmente viciante.

Joguei por pouco tempo, mas vlw a experiência.

O problema é que esses jogos MMO tem tanto jogador vacilão q usa hack, etc, que me desanima muito rápido com o jogo, não com o jogo na verdade, mas com os jogadores deles.
Chazzy
Chazzy
Veterano Nv.MÁX
Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 233
Posts Posts : 2655

Ir para o topo Ir para baixo

Em 16 anos de 'tosqueira', "Tibia" cresce com base fiel de fãs brasileiros Empty Re: Em 16 anos de 'tosqueira', "Tibia" cresce com base fiel de fãs brasileiros

Mensagem por cordeiroyuri Ter 12 Nov 2013, 17:51

Realmente @Chazzy, o grande trunfo desse jogo é a jogabilidade. Toda essa combinação que conseguiram fazer com o visual retrô, a dificuldade extrema e a complexidade dos sistemas fazem desse jogo, na minha opinião, o melhor MMO já feito. 

Realmente, é bastante triste todo esse lance dos booters, que só complicam, não só Tibia, mas qualquer outro jogo que tenha espaço para isso.
cordeiroyuri
cordeiroyuri
Membro Nv.13
Membro Nv.13

Karma Karma : 30
Posts Posts : 151

http://www.twitter.com/cordeiroyuri https://plus.google.com/u/0/+YuriCordeiro https://www.facebook.com/yucordeiro http://www.cordeiroyuri.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Em 16 anos de 'tosqueira', "Tibia" cresce com base fiel de fãs brasileiros Empty Re: Em 16 anos de 'tosqueira', "Tibia" cresce com base fiel de fãs brasileiros

Mensagem por Felipefabricio Ter 12 Nov 2013, 19:04

Eu adoro Tibia,de verdade.E Tibia foi (Além de Guitar Hero) o único jogo que meu pai jogava (Acho que talvez até ainda jogue).Eu lembro que eu era Lv11 e ele era Lv 50 :haha: 

Enfim,é um jogo muito bom.Vale a pena \o
Felipefabricio
Felipefabricio
Masked Man
Masked Man

Karma Karma : 147
Posts Posts : 1964

http://felipefabricio.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Em 16 anos de 'tosqueira', "Tibia" cresce com base fiel de fãs brasileiros Empty Re: Em 16 anos de 'tosqueira', "Tibia" cresce com base fiel de fãs brasileiros

Mensagem por Wolfman Ter 12 Nov 2013, 19:18

Eu joguei muito isso já, era realmente divertido pra mim na época. Todo mundo que eu conhecia tava na febre de Tibia também, e é interessante ver como continua até hoje assim.

Tem um Tibia pra smartphones também, que é outro jogo na real, não só um port, e parece ter o visual melhor também.

O problema é que pra mim pelo menos MMO se desgastou muito e nem consigo jogar um por mais de 1 hora, e como falaram aqui, ter esses hacks em todo lugar desanima mais ainda.
Wolfman
Wolfman
Veterano Nv.MÁX
Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 487
Posts Posts : 1662

Ir para o topo Ir para baixo

Em 16 anos de 'tosqueira', "Tibia" cresce com base fiel de fãs brasileiros Empty Re: Em 16 anos de 'tosqueira', "Tibia" cresce com base fiel de fãs brasileiros

Mensagem por Cortex Qua 13 Nov 2013, 00:51

Tibia com seus gráficos de 4K á 60FPS como sempre... 

Eu nunca fui com a cara do jogo, mas eu respeito quem gosta.
Cortex
Cortex
XetrocorteX
XetrocorteX

Karma Karma : 169
Posts Posts : 1760

Ir para o topo Ir para baixo

Em 16 anos de 'tosqueira', "Tibia" cresce com base fiel de fãs brasileiros Empty Re: Em 16 anos de 'tosqueira', "Tibia" cresce com base fiel de fãs brasileiros

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos