PlayStation Blast
Ei, você aí. Nosso fórum contém uma gama diversificada e grande de discussões que você poderia fazer parte! Além dos membros serem educados e atenciosos. Então por que não se cadastra aí? Venha discutir conosco e fazer amizades aqui, no Fórum PlayStation Blast!

Participe do fórum, é rápido e fácil

PlayStation Blast
Ei, você aí. Nosso fórum contém uma gama diversificada e grande de discussões que você poderia fazer parte! Além dos membros serem educados e atenciosos. Então por que não se cadastra aí? Venha discutir conosco e fazer amizades aqui, no Fórum PlayStation Blast!
PlayStation Blast
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Arte Gamer] Jogos Indies e a pessoalidade dentro da indústria de video-games

3 participantes

Ir para baixo

[Arte Gamer] Jogos Indies e a pessoalidade dentro da indústria de video-games Empty [Arte Gamer] Jogos Indies e a pessoalidade dentro da indústria de video-games

Mensagem por Douglas444 Qui 12 Dez 2013, 14:36

Aqui estou eu com mais um tópico para divulgar meu blog, Arte Gamer. O post é retirado de lá, caso gostem pesso que visitem o blog Very Happy Mandem opiniões e etc. Enfim, espero que aproveitem.

Links de outros posts do blog que publiquei aqui no fórum: 
*A Nintendo e Sua Capacidade de Inovar Sem Fugir da Proposta
*Braid: Uma nova forma de se contar uma história
*Jogos Cinematográficos: Evolução tecnológica ou declínio de qualidade?
______________________________________________________________________________

Atualmente, produzir jogos é uma outra história. Com tantas ferramentas gratuitas disponibilizadas pela internet, e com a facilidade de se publicar jogos em plataformas mobiles sem gastar praticamente nada, muitas pessoas tornam-se capazes de criar seus próprios games. E sem dúvida isso é uma grande evolução para esta indústria, que passa a receber jogos com propostas nunca antes vistas e principalmente com a pessoalidade e cuidados que só é possível quando há uma pequena quantidade de pessoas envolvidas na produção, as quais não dependem fundamentalmente do lucro que será obtido pela venda do produto.

Diferente das desenvolvedoras independentes, quando grandes empresas desenvolvem jogos, o foco principal é fazer do produto um sucesso de vendas, gerar a maior quantidade de lucro possível, e para que isso aconteça é necessário atingir a massa de jogadores, dar ao jogo um tema que agrade uma maior quantidade de consumidores. E graças a isso, o jogo muitas vezes é fundamento simplesmente em estratégias de marketing. São sem dúvidas jogos de alta qualidade, porém elaborados não pela mão de um artista, mas sim por uma enorme equipe de desenvolvimento, fazendo com que o produto final seja privado de pessoalidade. Não há valores, pensamentos ou opiniões, o que temos é somente um objeto de entretenimento, nada que nos faça crescer intelectualmente.

[Arte Gamer] Jogos Indies e a pessoalidade dentro da indústria de video-games 292090
(Ouya, console de mesa feito com o objetivo de rodar jogos para Android)

Quantas músicas, filmes e livros não são feitos com o objetivo de transmitir um pensamento ou uma história que traz algum tipo de reflexão? Os games sem dúvida não devem ser privados disto, e é justamente por isso que a introdução de plataformas mobiles e softwares de produção a baixo custo são importantes para o crescimento da industria. Por serem produzidos por poucas pessoas, os jogos indies possuem uma maior capacidade de abrigar reflexões de seus produtores. E além disso, se mais pessoas tem acesso a produção de jogos, uma variedade maior de opiniões, de cultura em geral será introduzida nesta industria.

[Arte Gamer] Jogos Indies e a pessoalidade dentro da indústria de video-games Journey-game-screenshot-1-b
(Journey, uma verdadeira obra de arte)
Os jogos de vídeo-game que no começo não passavam de uma produção capitalista com o objetivo de aumentar a venda de aparelhos televisores torna-se aos poucos um verdadeiro meio literário, capaz de refletir opiniões, idéias, e formas de se entender a realidade ou de imaginar o surreal. Manifestar emoções e percepções, com o objetivo de organizar essas instância da consciência  em um jogo que possa ser compreendido, vivenciado e sentido por todos aqueles que interpretem-no, fazendo dos jogos de vídeo-game um verdeiro meio artístico.
avatar
Douglas444
Iniciante Nv.5
Iniciante Nv.5

Karma Karma : 1
Posts Posts : 10

Ir para o topo Ir para baixo

[Arte Gamer] Jogos Indies e a pessoalidade dentro da indústria de video-games Empty Re: [Arte Gamer] Jogos Indies e a pessoalidade dentro da indústria de video-games

Mensagem por Felipefabricio Qui 12 Dez 2013, 15:59

Muito legal o artigo,Douglas! =D


Eu acho mesmo que os jogos são uma forma de arte e transmissão de emoções.E eu tenho uma preferência grande por Indies.Acho que eles são os jogos mais inovadores da atualidade. e.e'
Felipefabricio
Felipefabricio
Masked Man
Masked Man

Karma Karma : 147
Posts Posts : 1964

http://felipefabricio.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Arte Gamer] Jogos Indies e a pessoalidade dentro da indústria de video-games Empty Re: [Arte Gamer] Jogos Indies e a pessoalidade dentro da indústria de video-games

Mensagem por Douglas444 Qui 12 Dez 2013, 16:39

Felipefabricio escreveu:Muito legal o artigo,Douglas! =D


Eu acho mesmo que os jogos são uma forma de arte e transmissão de emoções.E eu tenho uma preferência grande por Indies.Acho que eles são os jogos mais inovadores da atualidade. e.e'

Vlw pelo comentário no blog  Very Happy 
Não só de emoções, mas também de pensamentos, já jogou Braid? É incrível como faz você sentir o arrependimento que sente o personagem da história, mais incrível ainda é quando se descobre sobre a relação do jogo com a história de Einstein ao criar a bomba atômica :O
avatar
Douglas444
Iniciante Nv.5
Iniciante Nv.5

Karma Karma : 1
Posts Posts : 10

Ir para o topo Ir para baixo

[Arte Gamer] Jogos Indies e a pessoalidade dentro da indústria de video-games Empty Re: [Arte Gamer] Jogos Indies e a pessoalidade dentro da indústria de video-games

Mensagem por Felipefabricio Qui 12 Dez 2013, 16:58

Douglas444 escreveu:
Felipefabricio escreveu:Muito legal o artigo,Douglas! =D


Eu acho mesmo que os jogos são uma forma de arte e transmissão de emoções.E eu tenho uma preferência grande por Indies.Acho que eles são os jogos mais inovadores da atualidade. e.e'

Vlw pelo comentário no blog  Very Happy 
Não só de emoções, mas também de pensamentos, já jogou Braid? É incrível como faz você sentir o arrependimento que sente o personagem da história, mais incrível ainda é quando se descobre sobre a relação do jogo com a história de Einstein ao criar a bomba atômica :O

Não,mas quero jogar. =D

Outra coisa que eu gosto nos Indies são as críticas que eles fazem.Por exemplo,DLC Quest.É um jogo rápido,mas barato e que faz uma crítica muito bem-humorada sobre os DLC's em geral (Que,pra mim,são uma praga .Eu realmente odeio DLC's).

Um jogo que transmite emoções e sentimentos que você citou é o Journey,mas eu não tenho um PS3 pra jogar =/ .Mas parece muito,muito legal.
Felipefabricio
Felipefabricio
Masked Man
Masked Man

Karma Karma : 147
Posts Posts : 1964

http://felipefabricio.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Arte Gamer] Jogos Indies e a pessoalidade dentro da indústria de video-games Empty Re: [Arte Gamer] Jogos Indies e a pessoalidade dentro da indústria de video-games

Mensagem por Convidado Qui 12 Dez 2013, 22:03

Acho que um dos maiores ares (não o mestre de cavaleiros do zodiaco Laughing ) da industria de jogos é justamente os jogos indies. Os caras realmente fazem os jogos para eles mesmo jogarem, e não estão interessados em lucro, mas sim em apenas a satisfação de seu jogo ser legal.

Digo sempre, que apesar de minha conta na Steam estar cheia de jogo mais conhecidos, sempre gosto de pegar um indie, só para realmente me divertir um pouco. Tanto é que um dos jogos que mais gostei nesse ano é justamente um indie.
Anonymous
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

[Arte Gamer] Jogos Indies e a pessoalidade dentro da indústria de video-games Empty Re: [Arte Gamer] Jogos Indies e a pessoalidade dentro da indústria de video-games

Mensagem por Douglas444 Sex 13 Dez 2013, 13:04

Felipefabricio escreveu:
Douglas444 escreveu:
Felipefabricio escreveu:Muito legal o artigo,Douglas! =D


Eu acho mesmo que os jogos são uma forma de arte e transmissão de emoções.E eu tenho uma preferência grande por Indies.Acho que eles são os jogos mais inovadores da atualidade. e.e'

Vlw pelo comentário no blog  Very Happy 
Não só de emoções, mas também de pensamentos, já jogou Braid? É incrível como faz você sentir o arrependimento que sente o personagem da história, mais incrível ainda é quando se descobre sobre a relação do jogo com a história de Einstein ao criar a bomba atômica :O

Não,mas quero jogar. =D

Outra coisa que eu gosto nos Indies são as críticas que eles fazem.Por exemplo,DLC Quest.É um jogo rápido,mas barato e que faz uma crítica muito bem-humorada sobre os DLC's em geral (Que,pra mim,são uma praga .Eu realmente odeio DLC's).

Um jogo que transmite emoções e sentimentos que você citou é o Journey,mas eu não tenho um PS3 pra jogar =/ .Mas parece muito,muito legal.
Também ainda não tive a oportunidade de jogar e.e tive que me contentar com reviews e gameplays e.e
avatar
Douglas444
Iniciante Nv.5
Iniciante Nv.5

Karma Karma : 1
Posts Posts : 10

Ir para o topo Ir para baixo

[Arte Gamer] Jogos Indies e a pessoalidade dentro da indústria de video-games Empty Re: [Arte Gamer] Jogos Indies e a pessoalidade dentro da indústria de video-games

Mensagem por Wolfman Sex 13 Dez 2013, 16:14

Os jogos indies são como uma volta no tempo, não só por ser estilo retrô em grande parte, mas por serem feitos como era bem antigamente.

Os jogos eram feitos por grupos pequenos de programadores, que eram amigos com interesse em comum, isso dava uma identidade ao jogo, que era feito com emoção e por gosto e não pra fazer mais um produto.

Os primeiros e mais importantes jogos de ação, RPG, FPS e outros foram feitos assim, e o mais impressionante é o quanto era difícil isso tudo.

Hoje temos tanta tecnologia disponível já. Engines prontas, material disponível pra baixar, todo tipo de ajuda online. Isso facilitou muito o acesso e reviveu aquele espírito que tinha antes, só que em maior escala devido a facilidade, e nós e a indústria só temos a ganhar com isso.
Wolfman
Wolfman
Veterano Nv.MÁX
Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 487
Posts Posts : 1662

Ir para o topo Ir para baixo

[Arte Gamer] Jogos Indies e a pessoalidade dentro da indústria de video-games Empty Re: [Arte Gamer] Jogos Indies e a pessoalidade dentro da indústria de video-games

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos