PlayStation Blast
Ei, você aí. Nosso fórum contém uma gama diversificada e grande de discussões que você poderia fazer parte! Além dos membros serem educados e atenciosos. Então por que não se cadastra aí? Venha discutir conosco e fazer amizades aqui, no Fórum PlayStation Blast!

[Arte Gamer] O que te leva a terminar um jogo?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Arte Gamer] O que te leva a terminar um jogo?

Mensagem por Douglas444 em Dom 15 Dez 2013, 20:46

Este post foi retirado do blog Arte Gamer, clique aqui e saiba mais!:
Aqui estou eu com mais um tópico para divulgar meu blog, Arte Gamer. O post é retirado de lá, caso gostem pesso que visitem o blog :DMandem opiniões e etc. Enfim, espero que aproveitem.

Links de outros posts do blog que publiquei aqui no fórum: 
*http://forum.nintendoblast.com.br/t30522-arte-gamer-jogos-indies-e-a-pessoalidade-dentro-da-industria-de-video-games
*A Nintendo e Sua Capacidade de Inovar Sem Fugir da Proposta
*Braid: Uma nova forma de se contar uma história
*Jogos Cinematográficos: Evolução tecnológica ou declínio de qualidade?

Dedicar horas e mais horas a um vídeo-game, qual seu objetivo com isso? Eu, como um jogador assíduo, posso dizer que não há um objetivo claro. Talvez para simplesmente me entreter com uma jogabilidade divertida, para descobrir a história do jogo, vivenciar uma aventura, quebrar um recorde ou apenas para terminar o que comecei, diversos motivos me fazem levar um jogo ao final, mas é claro que, alguns compensam, outros não.


Por mais que caiba a nós jogadores criar um motivo para zerar um jogo, este necessita recompensar-nos de forma que não nos faça desistir no meio do caminho.
Quando me deparo com um desafio muito complicado, quase sempre me esforço para completa-lo e dentre as coisas que me motivam a isto, está a curiosidade que tenho em desvendar o que haverá após o termino deste desafio. E caso o jogo consiga recompensar meu esforço, a sensação que tenho é de estar jogando algo que não está ali simplesmente para me desafiar, mas para me fazer vivenciar uma aventura, o que gera dentro de mim a sensação de satisfação a cada novo desafio completado. Contudo, se ao invés de apresentar alguma novidade, o jogo me oferece nada mais do que apenas um outro desafio semelhante ao que acabo de ultrapassar, a vontade de continuar o game diminui, e a menos que haja algum recorde a ser quebrado, história a ser contada por filmes que serão desbloqueados, ou qualquer tipo bônus que eu já saiba de antemão que poderá ser obtido caso o próximo desafio seja terminado, as chances de que eu desista de jogar são bem altas.


As formas de motivar-nos até o fim do jogo são diversas, há jogos com diversos desafios a serem completados, capazes de nos fornecer um trecho de uma história a ser compreendida, o que nos leva a querer mais, completar mais desafios, juntar as peças da história para então chegarmos ao ápice de tudo isso, enfrentando um último desafio que ao ser terminado revela o fim de toda a trama, gerando a sensação de que nosso trabalho ali acabou. Mas nem sempre a história surge como algo importante, há jogos apresentam histórias simples, usadas unicamente para justificar a temática do jogo, Super Mario Bros um é um claro exemplo disto. No jogo não temos um história complicada que se desenrola com o passar dos desafios, e sim algo bastante previsível. O que nos faz manter jogando neste caso não é a história, e sim a jogabilidade, capaz de cativar qualquer um e proporcionar muita diversão por si só. E há ainda os jogos capazes de nos desafiar de tal forma, que nos esforçamos ao máximo para vencê-lo, e a medida que conseguimos isso, novidades são implementadas, distinguindo um desafio de outro com detalhes que vão além da simples elevação da dificuldade.


E a satisfação nem sempre surge somente ao terminar o jogo. Aos jogadores da franquia Pokémon, quantos nunca cobiçaram um Pokémon Shiny, que fora as cor diferente do padrão e a dificuldade extrema em ser capturado, não apresenta diferença alguma em relação a um Pokémon normal, sendo somente um símbolo da sua dedicação por completar o desafio de encontrar um desses? E enquanto aos jogadores da franquia Resident Evil, quantos não enfrentaram a dificuldade de zerar o jogo Resident Evil 4 no modo profissional para obter a posse ta tão sonhada A P.R.L. 412?


A riqueza de uma jogabilidade bem elaborada é um dos principais fatores para definir se um game realmente merece ser jogado. A satisfação de vencer os desafios que aos poucos nos recompensam e nos levam a um desfecho capaz de levar esta satisfação ao máximo, unidas a uma jogabilidade divertida capaz de nos desafiar e estar sempre trazendo algo novo que desperta nosso interesse é que o nos leva a dedicar tanto tempo a um jogo. E na minha opinião isto é o que difere os jogos de vídeo-game de todos os outros meios de entretenimento, somos desafiados, enfrentamos dificuldades, vivenciamos uma aventura e nos satisfazemos com um final, gerando dentro de nós uma experiência que só um jogo de vídeo-game é capaz de gerar.


Última edição por Douglas444 em Seg 16 Dez 2013, 09:54, editado 1 vez(es)

Douglas444
Iniciante Nv.5
Iniciante Nv.5

Karma Karma : 1
Posts Posts : 10

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Arte Gamer] O que te leva a terminar um jogo?

Mensagem por Felipe JJ em Dom 15 Dez 2013, 21:11

Bom texto.

Bom, como já foi dito, acho que tem vários fatores que levam a terminar um jogo, mas para mim é a diversão. A diversão tem muitas vertentes, portanto pode ser proporcionada por diferentes elementos do jogo, sendo o mais recorrente deles o gameplay.

É por isso que estou usando um set de inFamous, porque esse jogo apesar de ter bons gráficos e boa história, tem como fator principal o gameplay extremamente divertido, que te faz querer jogar mais e mais. É esse tipo de coisa principalmente que me incentiva a fechar um jogo, e a tirar 100% dele. Não por um ícone de um troféuzinho.




DRIVE-THRU DO BONDE:


Felipe JJ
Veterano Nv.MÁX
Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 600
Posts Posts : 3172

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Arte Gamer] O que te leva a terminar um jogo?

Mensagem por Wolfman em Dom 15 Dez 2013, 22:33

Depende muito do jogo. Como já foi dito, existem diversos elementos do jogo que podem, combinados ou até sozinhos te fazer gostar dele e se motivar a terminar.

Em algo como Skyrim, o gameplay é mediano e a história mal existe, mas o mundo é bem imersivo, fascinante de explorar e as sidequests são divertidas. Em Infamous a história não é das melhores, e o mundo pode não ser incrível, mas o gameplay é tão bom que dá vontade de continuar. Daí tem outros que podem ser pela história, ou pelo desafio, e claro tem os que estão acima da média em todos os aspectos e por aí vai.

Tenho jogos de vários estilos que chamam a atenção por cada um desses motivos, mas o que mais costuma me prender mesmo é o gameplay e a ambientação do jogo.

Wolfman
Veterano Nv.MÁX
Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 487
Posts Posts : 1662

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Arte Gamer] O que te leva a terminar um jogo?

Mensagem por Chazzy em Seg 16 Dez 2013, 00:05

Isso é muito relativo, o que me leva a jogar um jogo é a diversão que ele me proporciona, sem contar que enquanto jogo eu meio que esqueço meus problemas e esse é o mesmo motivo que me leva a ler fantasia, entre outras coisas.

Aí quando o jogo me interessa o suficiente, a história principalmente, eu vou até o final dele... mas há excessões, jogos MMO por exemplo não costumam ter um final, e jogo por muito tempo quando vicio em um.

Chazzy
Veterano Nv.MÁX
Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 233
Posts Posts : 2652

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Arte Gamer] O que te leva a terminar um jogo?

Mensagem por Convidado em Seg 16 Dez 2013, 02:05

É o que o Wolfman disse...

Tem jogo que tem um gameplay bem razoável, mas a história é tão boa que faz você jogar sem parar. É o caso dos RPG por batalha de turnos, onde a exploração é excelente, mas as batalhas são bem chatas na minha opinião.

Já tem jogo que a história é muito fraca, mas o gameplay é simples e lhe diverte. É o caso dos jogos de Arcade mesmo, onde você jogava pela jogabilidade e não tinha como ter história. Exemplo clássico é o Revenge of Shinobi ou Super Mario World.

Quando um jogo concilia os dois, é onde nascem as pérolas. É o caso de Super Metroid, The Legend of Zelda, Resident Evil 1, Metal Gear Solid, e assim vai...

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Arte Gamer] O que te leva a terminar um jogo?

Mensagem por Douglas444 em Seg 16 Dez 2013, 09:57

Obrigado pelos comentários!

A partir de algumas respostas que tive no Nintendo Blast, vi que a matéria tava meio mal feita graças a crítica sem muito sentido a indústria de games. Mas enfim, refiz matéria, acho que agora está bem melhor Very Happy

Douglas444
Iniciante Nv.5
Iniciante Nv.5

Karma Karma : 1
Posts Posts : 10

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Arte Gamer] O que te leva a terminar um jogo?

Mensagem por Felipefabricio em Qui 19 Dez 2013, 23:19

O que me leva a terminar um jogo é a sensação de dever cumprido,que eu consegui terminar a história e ver todos os fatos e tudo que aconteceu.É aquela sensação que eu me diverti passando por tudo aquilo,e quem sabe fazer de novo,porque foi bom ^^

Isso que me motiva.Pelo menos pra mim.Tem vezes que você passa por muita coisa pra desbloquear,sei lá,uma arma.Quando você desbloqueia,nem joga com ela,pois a satisfação de encontrá-la é o que domina.

E o artigo está bom,sim =D




Gostaria de ler uma história?Então leia O Quase Fim do Mundo!

Felipefabricio
Masked Man
Masked Man

Karma Karma : 147
Posts Posts : 1962

Ver perfil do usuário http://felipefabricio.wordpress.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Arte Gamer] O que te leva a terminar um jogo?

Mensagem por Convidado em Sex 20 Dez 2013, 00:12

Hoje, o que me leva a terminar um jogo é quando estou realmente envolvido na história. Se me sinto atraído por ela. Não tenho mais essas emoções todas para terminar um jogo só por terminar. Por exemplo: Comecei a jogar Red Dead há muito tempo, mas, devido ao fato de ter pulado diversas cenas, preferi deletar tudo e recomeçar para entender, ainda não zerei. Tenho também outros jogos aqui em casa que não terminei, justamente por isso, por não ter tido tempo e nem saco para prestar atenção na história.
Estou com Far Cry 3 para zerar, recebi semana passada, mas não estou assim com essas empolgações toda não para terminá-lo.
Pra mim, vai muito da história envolver o jogador.

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Arte Gamer] O que te leva a terminar um jogo?

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 11:42


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum