PlayStation Blast
Ei, você aí. Nosso fórum contém uma gama diversificada e grande de discussões que você poderia fazer parte! Além dos membros serem educados e atenciosos. Então por que não se cadastra aí? Venha discutir conosco e fazer amizades aqui, no Fórum PlayStation Blast!

Desvendando os Criadores #1: Naughty Dog

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Desvendando os Criadores #1: Naughty Dog

Mensagem por Hekonzord em Qua 23 Jul 2014, 23:29

Criação e organização: Moderação PlayStation Blast


Qualidade. Se fosse necessário definir uma empresa como a Naughty Dog com apenas uma palavra, esta seria a que melhor convém.

Fundada em 1989 por Andy Gavin e Jason Rubin, a empresa Californiana estava destinada ao sucesso. Antes mesmo de ser adquirida pela Sony, a Naughty Dog já havia apresentado para a indústria de jogos seu primeiro grande sucesso e sua enorme capacidade criativa e técnica com Crash Bandicoot (1996), no antigo PS1.

Após o sucesso alcançado com a trilogia do carismático marsupial, a empresa conseguiu repetir, e inclusive ampliar, o êxito obtido anteriormente em várias outras séries, mais notavelmente em Jak & Daxter (PS2), Uncharted (PS3) e The Last of Us (PS3).

Depois tantos projetos bem sucedidos, contribuições para o mundo dos jogos, como a narrativa dinâmica de Uncharted, e várias gerações atravessadas, dois elementos muito presentes em todos os seus jogos ficaram associados à empresa: Maestria audiovisual e excelência em jogabilidade.



A Naughty Dog em si foi fundada em 1989 por dois amigos chamados Jason Rubin e Andy Gavin. Anteriormente a desenvolvedora era conhecida como Jam Software, porém com este nome ela não produziu nada de relevante, assim o renomeamento da empresa serviria de um novo começo.

O problema é que o sucesso não veio logo, antes de desenvolverem Crash Bandicoot para o primeiro PlayStation, eles fizeram dois jogos que foram bastante criticados, sendo eles: Ring of Power, que é um RPG assimétrico lançado para Mega Drive em 1991, foi um jogo publicado pela Eletronic Arts e posteriormente a Naughty Dog fez uma homenagem a ele colocando seu nome como uma das fases de Crash Bandicoot 3: Warped; o outro jogo é Way of the Warrior, lançado para 3DO, que foi fortemente inspirado em Mortal Kombat, sendo um game de luta em 2D que usava modelos reais de personagem, era um jogo bastante violento e que marcou o início da parceria da Naughty Dog com a Universal.

Com essa nova parceria, a Naughty Dog deveria fazer por contrato três jogos para a Universal, Jason Rubin e Andy Gavin então deveriam decidir em qual plataforma eles apostariam. O 3DO não se mostrou eficiente no mercado e já estava indo ladeira a baixo, o Nintendo 64 era poderoso e conhecido, porém era a casa do Mario, a Naughty Dog queria fazer um jogo de plataforma que virasse, de certa forma, um símbolo, e onde tinha Mario iria ter concorrência forte. Foi então aí que os dois amigos se viram na oportunidade de apostar no PlayStation da novata Sony, e é nesse ponto que começaria uma das parcerias mais importantes para o PS.

Rubin e Gavin apresentaram seu protótipo de jogo para a Sony, que ficou chocada com tamanha qualidade e pediu para todos os estúdios em sua disposição para que tentassem alcançar a qualidade apresentada pela Naughty Dog. Nenhum estúdio conseguiu. O desenvolvimento foi avançando e a Sony foi acompanhando-o, até que chegou uma hora que ela decidiu atropelar a Universal e assumir todo o trabalho de marketing e publicação do jogo. A decisão da Sony não poderia ter sido mais acertada, o jogo foi um sucesso, e logo depois de seu lançamento foi começada uma estratégia para lançar o jogo no Japão, que se mostrou depois outra atitude muito bem acertada.

Depois da trilogia do Bandicoot e mais um jogo de corrida de karts, a Naughty Dog se despediu da franquia, pois, por contrato, ela pertencia à Universal. A desenvolvedora se mostrou extremamente competente e valiosa para a Sony, foi então em 2001, no lançamento do primeiro Jak & Daxter, que ela comprou-a para se tornar uma de suas subsidiárias mais importantes. O resto é lenda.



Sendo o primeiro jogo da Naughty Dog a fazer sucesso, Crash chegou abalando no PlayStation, sendo até ser considerado um mascote tal como Mario e Sonic, embora não oficialmente. A franquia marcou uma geração de crianças e adolescentes pelo seu bom humor, jogabilidade plataforma em 3D refinada, pela trilha sonora empolgante e envolvente, por seus personagens carismáticos e pelo seus gráficos que, para a época, eram bem acima da média.

Podemos considerar que seu maior feito foi emular com excelência uma jogabilidade em jogos 2D num ambiente completamente 3D, tendo assim um vasto corredor para o jogador se aventurar e explorar. Este fato fez com que Crash se destacasse de outros jogos plataformas da época, mostrando um estilo original e que dava possibilidades que outros jogos do gênero não davam na época.


Considerado sucessor espiritual de Crash Bandicoot, Jak & Daxter foi lançado originalmente em 2001 exclusivamente para o PlayStation 2. Logo de cara, o primeiro jogo foi muito bem recebido pela crítica, que destacou suas qualidades técnicas, bem como a jogabilidade fluida.

Dito isso, o maior legado que o primeiro jogo deixou, que inclusive se estendeu para o resto da série e vários outros jogos do gênero, foi a diversão espontânea proporcionada como poucas vezes antes na indústria dos jogos.


Dando sequência a sua tradição de se renovar totalmente a cada geração, a Naughty Dog trouxe à tona Uncharted: uma aventura cinematográfica, exclusiva do PS3, que buscou mesclar gameplay com cenas divertidas e frenéticas de tirar o fôlego. E foi justamente essa mistura bem sucedida, a transição suave entre jogo e filme, somada a visuais sem precedentes, que transformou Uncharted na série de maior sucesso da empresa.

Após Uncharted, praticamente todos os jogos que buscam uma narrativa bem construída tomaram a série como inspiração.


Por falar em narrativa forte e mescla de gameplay com cenas, eis que surge The Last of Us: Um jogo situado num mundo pós apocalíptico onde o principal objetivo é sobreviver.

Nascido no fim da vida do PlayStation 3, TLoU (como é carinhosamente apelidado pelos fãs) não só seguiu os passos de Uncharted, como evoluiu sua fórmula, acrescentando personagens muito mais profundos e transições cada vez mais sutis, o que resultou numa ligação emocional muito grande entre os jogadores e as personagens.

Após representar o ápice de um estilo e de todo um gênero, The Last of Us foi coroado com centenas de prêmios pelo mundo e é considerado um dos jogos que definiram a sétima geração. Um legado que certamente será seguido por muitos outros jogos na nova geração.


Com tantas séries de peso, o futuro da Naughty Dog é um assunto que desperta a curiosidade de muitos gamers.

Atualmente, a empresa trabalha em dois projetos: O primeiro sendo o próximo título da série Uncharted, intitulado Uncharted 4: A Thief's End, e a remasterização de The Last of Us para o Playstation 4. Além disso, eles tem trabalhando em dois projetos que, segundo eles mesmos, são completamente novos e em uma sequência de The Last of Us, porém esses ainda estão em fase inicial de planejamento e não há garantia de que verão a luz do dia.


Este foi o primeiro tópico da série Desvendando os Criadores. Abaixo, deixe em um post o nome do seu jogo favorito da Naughty Dog. Ao fim de uma semana, o jogo mais votado será eleito o jogo favorito dos usuários em relação à empresa.

No mês que vem desvendaremos os mistérios da SCE Studio Japan

Hekonzord
Veterano Nv.MÁX
Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 495
Posts Posts : 3502

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Desvendando os Criadores #1: Naughty Dog

Mensagem por Monagma em Qua 23 Jul 2014, 23:33

Ótimo tópico, pessoal. Fui o único da equipe que ficou de fora desse e vocês fizeram um excelente trabalho, de emocionar Xoray Selena 

Bem, meu jogo favorito do estúdio... se estiver falando em série, é Crash Bandicoot. Se estiver falando em um jogo específico, é Crash 3: Warped (na minha opinião o auge da série Razz).



Monagma
Rei da Terra
Rei da Terra

Karma Karma : 286
Posts Posts : 4274

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Desvendando os Criadores #1: Naughty Dog

Mensagem por Drake1 em Qui 24 Jul 2014, 00:13

Parabéns para equipe, fizeram um excelente trabalho!!

Bom apesar de gostar de todos os jogos da Naughty Dog, o meu preferido é a série Uncharted.

Drake1
Veterano Nv.10
Veterano Nv.10

Karma Karma : 38
Posts Posts : 646

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Desvendando os Criadores #1: Naughty Dog

Mensagem por Chazzy em Qui 24 Jul 2014, 00:52

Muito bom mesmo, vou até ler com mais calma depois.

Aguardando o da Square e Namco.

Chazzy
Veterano Nv.MÁX
Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 233
Posts Posts : 2652

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Desvendando os Criadores #1: Naughty Dog

Mensagem por Cortex em Qui 24 Jul 2014, 01:08

Que delícia de tópico :jailson:

Enfim, adoro sempre ler sobre coisas da NDog (mesmo que as vezes nos estuprem com rumores não confirmados), mas de qualquer forma, ainda permanece como a minha desenvolvedora favorita de games :jbandeiras:

Não disparado como muitos pensariam de mim -q Chloë Diva Moretz, a Bungie (Halo, Myth) e a Nintendo EAD (Mario, Zelda, DK, e cia.) são mt próximas da NDog.

Eu já zerei quase todos os jogos da NDog a partir do Crash 1, os únicos que me faltam zerar é o Uncharted 3 que eu comprei essa semana :v e o Jak X que eu n sei como irei jogar -SemPS2

---

Meu Jogo favorito sem dúvidas é The Last of Us se for falar da Naughty Dog e um pouquinho depois Crash Bandicoot (Melhor: Crash 2), ambos tenho fixação doentia de querer saber dos personagens/estória/cultura/artes/rumores/quem desenvolveu/etc. e notícias dos mesmos. Depois viria Uncharted que eu adoro a franquia, mas n posso dizer que a Amo, e Jak and Daxter que eu gosto muito, mas é a franquia que mais sou afastado da ND, mas de qualquer forma é um jogão, sendo q zerei já os 3 de PS2.

Futuramente espero uma grande IP dela e que seja tão impactante e importante pros games tanto para o público em geral, tanto pra mim, tanto pros exclusivos da Sony Xoray Selena


#Team ICO

MYPST:



Cortex
XetrocorteX
XetrocorteX

Karma Karma : 169
Posts Posts : 1760

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Desvendando os Criadores #1: Naughty Dog

Mensagem por ViTh em Qui 24 Jul 2014, 01:31

Primeiro otimo projeto, esperando pela Sega, Telltale, Rockstar e 2K em Vivi Derp

Sobre a ND não ou muito fã dos seus jogos, eu respeito o Uncharted por ser uma serie que já expandiu muito e ganhou jogo do ano, Tlou eu não gostei muito, achei meio clichezão e sei lá não foi com o meu estilo, já o Crash só foi bom mesmo na era ND.

ViTh
Membro Nv.25
Membro Nv.25

Karma Karma : 21
Posts Posts : 275

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Desvendando os Criadores #1: Naughty Dog

Mensagem por Gabriel Cortês em Qui 24 Jul 2014, 21:01

Wow! Já joguei todos os games citados, curto todos! Porém Jak e Daxter quase não me lembro direito. Belo tópico negada!

Mas é claro que nada supera o INIGUALÁVEL, INVENCÍVEL, INDESTRUTÍVEL,INESQUECÍVEL,INDESCRITÍVEL, 
UNCHARTED - O PROIBIDO

Gabriel Cortês
Membro Nv.MÁX
Membro Nv.MÁX

Karma Karma : 53
Posts Posts : 387

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Desvendando os Criadores #1: Naughty Dog

Mensagem por Kurama em Qui 24 Jul 2014, 22:23

Ótimo tópico! 

Também gosto de todos os jogos da Naughty Dog, mas para mim o melhor é o Uncharted.

Kurama
Veterano Nv.8
Veterano Nv.8

Karma Karma : 24
Posts Posts : 599

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Desvendando os Criadores #1: Naughty Dog

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 07:41


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum