PlayStation Blast
Ei, você aí. Nosso fórum contém uma gama diversificada e grande de discussões que você poderia fazer parte! Além dos membros serem educados e atenciosos. Então por que não se cadastra aí? Venha discutir conosco e fazer amizades aqui, no Fórum PlayStation Blast!

Vida: é inevitável ou apenas um acaso?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Vida: é inevitável ou apenas um acaso?

Mensagem por Ninfa.Peach em Qui 28 Jun 2012, 08:39



Com tantos exoplanetas sendo descobertos, parece cada vez mais provável que planetas que possam abrigar a vida sejam muito comuns, o que levanta a velha questão: por que ainda não encontramos vida alienígena?

A resposta a esta pergunta está escondida na resposta a outra pergunta: dadas as condições adequadas, a vida surge espontaneamente, ou não bastam as condições estarem presentes, é preciso um lance de sorte incrível?

Um exame de como as células são constituídas levou Nick Lane a dar uma olhada em um mecanismo que é tão básico que deve ser universal: todas as células consomem energia. Muita energia.

ENERGIA
Uma célula moderna usa enzimas para aproveitar cada joule de energia das moléculas que encontra, mas este é um processo que foi afinado por bilhões de anos de seleção natural. Além do mais, a quantidade fenomenal de energia usada por uma célula moderna deve ser bem menor que a quantidade de energia que uma célula primordial, com mecanismos mais primitivos e menos eficientes, usava.

E de onde vem esta energia? Esqueçam a energia do sol, a fotossíntese é muito complicada para ter surgido logo no início. O aproveitamento de raios ultravioleta ou raios elétricos também está fora de questão. A energia deveria estar disponível em grandes quantidades, e pronta para ser usada.

Uma ideia proposta pelo bioquímico Peter Mitchell em 1961, polêmica por sinal, era de que as células originais obtinham sua energia não por processos químicos, mas elétricos, especificamente uma diferença de concentração de prótons. As células modernas tem um mecanismo destes funcionando na membrana, que tem diferentes concentrações de prótons dos dois lados dela. De fato, parte da energia usada pelo genoma das células é dedicada a controlar o gradiente de potencial das membranas; se ele se desfaz, a célula morre.

A energia do potencial elétrico pode ser usada para movimentar um flagelo ou então produzir proteínas. Só que o aparato celular que usa esta energia é extremamente complexo, o que nos deixa com um paradoxo nas mãos, já que estes mecanismos não poderiam alimentar as necessidades de energia das células primordiais.

A resposta para a fonte de energia das células primordiais que Nick acha mais provável é a de chaminés hidrotermais, que surgem quando a água entra em rochas calcáreas – chaminés hidrotermais alcalinas.

Por um processo simples, estas fontes se formam quando a água infiltra-se em rochas calcáreas, produzem serpentinita, aquecem e produzem água alcalina, com “carência de prótons”, e hidrogênio, H2. Esta água sai do solo em rachaduras, e os íons dissolvidos nela precipitam ao entrar em contato com a água fria do oceano, formando “chaminés”. Se a abundância de CO2 era maior na Terra primordial, como sugerem as pesquisas, os oceanos eram levementes ácidos nesta era, o que nos leva a uma configuração favorável ao surgimento de moléculas orgânicas simples: tubos calcáreos, ricos em ferro e outros minerais, contendo no seu interior uma solução pobre em prótons, imersos em um oceano rico em prótons. A diferença de potencial entre o lado externo e interno poderia levar o CO2 a reagir com o H2.

Se, e este é um grande se, as reações de CO2 com H2 produzirem moléculas orgânicas nestas condições, esta reação liberaria energia. Há uma distância enorme entre uma chaminé hidrotermal que produz moléculas orgânicas e uma célula que faça a mesma coisa, mas se houver uma sequência de passos que permita que isto aconteça, isto significa que, para ter uma célula, a receita mais simples pede apenas água, rochas e CO2. Este processo é possível? É cedo para dizer, mas o trabalho de Nick Lane é exatamente nesta hipótese.

Olhando por este lado, a vida deve ser abundante, o que nos leva ao ponto de partida: onde está esta vida então, e por que não fez contato conosco?

PRIMEIRO CONTATO
O problema está no próximo passo: a passagem de um mundo procariota para um eucariota. E este passo parece ser extremamente raro. Aqui na Terra, por exemplo, bilhões de anos de seleção natural numa população de bactérias produziram apenas bactérias. Bactérias extremamente eficazes para fazer o que bactérias fazem, mas minúsculas bactérias, ainda. E as células primitivas das bactérias simplesmente não tem o aparato necessário para fazer uma planta, um inseto ou um mamífero.

E quais as diferenças entre uma bactéria e uma célula eucariota? A primeira diferença está no tamanho. Uma célula eucariota típica é 15 mil vezes maior que uma bactéria típica. E isto faz uma diferença enorme. Aparentemente, há uma penalidade enorme aplicada quando você aumenta o tamanho de uma bactéria até o tamanho de uma célula: a quantidade de energia disponível por gene cai em milhares de vezes. Como os genes precisam estar próximos da membrana para controlar seu potencial, um crescimento de volume implica em um aumento do genoma, e o resultado final é que não há um ganho de energia por cópia do genoma.

A outra diferença entre bactérias e células eucariotas está na complexidade. As bactérias são extremamente simples, comparadas com as células eucariotas – a seleção natural favoreceu organismos simples e eficientes, no caso das bactérias.

O problema que temos então é que para termos eucariotas, as células simples precisam crescer em tamanho e em complexidade, mas quanto mais genes uma célula simples obtém, menos ela pode fazer com eles, e isto é um problema evolutivo. E como as células eucariotas resolveram o problema? Com mitocôndrias.

Em algum momento há dois bilhões de anos, uma bactéria entrou dentro de outra e começou a se multiplicar, suas “filhas” competindo para ver quem produzia mais energia com menos genoma. Esta corrida produziu as mitocôndrias de hoje, que baixaram de prováveis três mil genes para apenas 40 ou algo assim, todas elas extremamente especializadas em produzir energia.

A emergência da vida mais complexa então parece depender de um evento único, a incorporação de uma bactéria dentro de outra, num tipo de associação extremamente raro em células mais simples.

Bilhões de anos de evolução das bactérias produziu apenas bactérias melhores. Foi preciso este evento único para que os eucariotas surgissem e, com eles, todas as formas complexas de vida que vemos hoje. Sabemos que isto aconteceu apenas uma vez por que tudo descende do mesmo ancestral comum.

Então, quais as chances de haver vida? A vida celular simples possivelmente só precisa de água, rochas e CO2 – a termodinâmica praticamente torna obrigatório o surgimento de células simples. O universo deve estar cheio de planetas pululando de bactérias. Mas para surgir vida mais complexa, é preciso um evento que parece extremamente raro: a incorporação de mitocôndrias.

Mas já conhecemos um evento raro que ocorre o tempo topo: a explosão de estrelas. Apesar de ocorrer com pouca freqüência em nossa galáxia devemos lembrar que o universo contém centenas de bilhões de galáxias, cada uma contendo centenas de bilhões de estrelas. Por isso explosões estelares podem ser observadas corriqueiramente. Também sabemos que cada estrela é um sistema planetário em potencial, portanto faça as contas.

Podem haver outras explicações para a ausência da descoberta de vida alienígena, como disparos de raios gama que esterilizam planetas promissores, ou civilizações promissoras que se aniquilaram. Mas pode ser também que a gente tenha vizinhos bem próximos, e, se algum dia eles fizerem contato, estamos apostando que eles tem mitocôndrias em suas células.
alien


OMG, o universo é demais... cheers

Ninfa.Peach
Veterano Nv.22
Veterano Nv.22

Karma Karma : 27
Posts Posts : 938

Ver perfil do usuário https://twitter.com/lia_mical https://www.facebook.com/adilia.mical

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vida: é inevitável ou apenas um acaso?

Mensagem por Convidado em Qui 28 Jun 2012, 09:27

Excelente assunto!!

Eu tiro isso pela formação de vida na Terra Primitiva, pois se imaginar como nossa amada Terra era, nunca imaginariamos vida!

A Terra tinha alta concentração de CO2, Metano, alguns gases secundários, nuvens densas com altas concentrações de cargas elétricas (Raios). Era um verdadeiro caos. Existia um chama oceano primitivo, onde, era um um aglomerado de materia orgânico oriundo de proteinas.

A Terra viveu um bom tempo como Vênus, erupções, chuva de cometas, raios, chuvas acídas, porém estás condições foram favorecendo o surgimento dos aminoácidos, que em uma cadeia formavam as proteínas, estas substâncias (como citei) formavam o oceano primitivo e que se estendia por uma boa parte da Terra. Incrível, nosso primeiro oceano não foi água, e sim proteínas!

Resultando disso, a evolução favoreceu o surgimento do primeiro ser vivo da Terra, que consequentemente era Heterótrofo (não produzia seu alimento) e se alimentava deste oceano primitivo. Se não me falha a memória, estes seres se chamavam Coaservados e foram os primeiros seres que conseguiram se desenvolver na atmosfera primitiva da Terra.

Ao longo do tempo, foi evoluindo mais e mais, até chegar ao ponto de os primeiros seres Autótrofos surgirem, e tinham à capacidade de produzir seu alimento, de alguma forma produziram oxigênio para a atmosfera, onde levou algum tempo e a Terra ganhou uma atmosfera com uma quantidade de oxigênio e a evolução poderia proseguir, assim seres aeróbios poderiam surgir na Terra.

Com o oxigênio sendo lançado e a atmosfera sendo enrriquecida, moléculas de H2O surgiram em estado gasoso, onde por serem leves subiam até o mais alto da Terra, praticamente perto do espaço e se condesevam em gotas. Quando uma grande quantidade de água foi formada, chuvas cairam vilentamente na Terra, resfriando a crosta terrestre e fazendo com que os oceanos surgissem. Agora, com água, atmosfera a Terra já tinha um salto para evoluir a vida. A temperatura foi esfriando, logicamente.

Assim os seres foram se desenvolvendo e evoluindo.
-----------------
Basicamente a Terra passou de um grande caos, para um belo paraiso habitável, sendo assim milhões de anos evolutivos. Será que nenhm outro planeta que se originou no período da Terra, em algum lugar distante não terá Vida?!.

Percebemos que os fatores que originam a vida foram: atmosfera, oxigênio, água e temperatura. Por isso, considerando um espaço sideral ENORME qual a possibilidade de esxistir vida em outro planeta? Creio eu, muitas!

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vida: é inevitável ou apenas um acaso?

Mensagem por Ninfa.Peach em Qui 28 Jun 2012, 09:59

Eu acredito sim em outras vidas, em outros planetas!

Vou postar mais post, sobre tal assunto!!

Amo astronomia alien

Ninfa.Peach
Veterano Nv.22
Veterano Nv.22

Karma Karma : 27
Posts Posts : 938

Ver perfil do usuário https://twitter.com/lia_mical https://www.facebook.com/adilia.mical

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vida: é inevitável ou apenas um acaso?

Mensagem por Convidado em Qui 28 Jun 2012, 10:37

É nois!!

Provavelmente eu lance nestas férias um tópico chamado: Missão Espaço. Já está em meus planos ^^

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vida: é inevitável ou apenas um acaso?

Mensagem por Ninfa.Peach em Qui 28 Jun 2012, 11:25

Vai ser perfeito *-*

Eu tenho 1001 matérias!! xD alien

Ninfa.Peach
Veterano Nv.22
Veterano Nv.22

Karma Karma : 27
Posts Posts : 938

Ver perfil do usuário https://twitter.com/lia_mical https://www.facebook.com/adilia.mical

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vida: é inevitável ou apenas um acaso?

Mensagem por SenshiiBlue em Qui 28 Jun 2012, 11:46

PARTICULARMENTE, sou da opinião que é muita petulância, arrogância e ignorância do ser humano achar que, nesse universo tão vasto (seja infinito ou não), só exista um ÚNICO planeta com vida: o nosso.

E tmb não acho muito certo imporem que em todo lugar pra ter vida, obrigatoriamente tem que ser igual as condições da Terra, isso é uma visão muito limitada. O que impede que outros planetas, em outras partes do universo, não tiveram e tem formação de vida com critérios diferentes dos nossos? Pq tem que ser tudo igual dos humanos?

Sei lá, ser humano se acha demais.....

SenshiiBlue
Iniciante Nv.8
Iniciante Nv.8

Karma Karma : 0
Posts Posts : 20

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vida: é inevitável ou apenas um acaso?

Mensagem por Ninfa.Peach em Qui 28 Jun 2012, 11:57

KKKKKKKKKKKKKKK

Concordo com vc!
Eu tbm acredito nisso!
temos conhecimento apenas de 3% do espaço, ele é muito vasto, apenas vamos saber... quando eles entrarem em contato conosco

Ninfa.Peach
Veterano Nv.22
Veterano Nv.22

Karma Karma : 27
Posts Posts : 938

Ver perfil do usuário https://twitter.com/lia_mical https://www.facebook.com/adilia.mical

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vida: é inevitável ou apenas um acaso?

Mensagem por Convidado em Qui 28 Jun 2012, 12:00

SenshiiBlue escreveu:PARTICULARMENTE, sou da opinião que é muita petulância, arrogância e ignorância do ser humano achar que, nesse universo tão vasto (seja infinito ou não), só exista um ÚNICO planeta com vida: o nosso.

E tmb não acho muito certo imporem que em todo lugar pra ter vida, obrigatoriamente tem que ser igual as condições da Terra, isso é uma visão muito limitada. O que impede que outros planetas, em outras partes do universo, não tiveram e tem formação de vida com critérios diferentes dos nossos? Pq tem que ser tudo igual dos humanos?

Sei lá, ser humano se acha demais.....

Depende muito. (Sem querer descordar de sua opinião)

Basicamente o que favoreceu o surgimento de vida na Terra foi: Atmosfera, temperatura, água e oxigênio. O que o ser humano busca é um planeta com as mesmas condições do nosso e com vida, que possa ter possibilidade do ser humano sobreviver nele.

Para tais buscas existe a chamada "Faixa Habitável" que consiste em um linha imaninágira que parte da Terra em direções onde um planeta se encontre ao redor de uma estrela, mesma temperatura, água, gravidade etc...

@Ninfa, 3%? É muito não acha? Nunca chegaremos a 100%.

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vida: é inevitável ou apenas um acaso?

Mensagem por Ninfa.Peach em Qui 28 Jun 2012, 12:05

Não é muito não Ico, são dados na NASA!
Mas como postei anteriormente sobre o foguete que está sobrevoando o espaço, que já está a 36 anos voando... se descobre muita coisa... é claro nunca chegaremos a 100%
pois descobriram que tem um planeta com vida (não sabemos se é vida inteligente ou não) mas fica a 600 anos na velocidade da luz daqui!
a não sei que haja um portal! assim como eu tbm postei aqui, sobre os portais para outras dimensões... enfim! só o tempo e os estudos.. poderão dizer

Ninfa.Peach
Veterano Nv.22
Veterano Nv.22

Karma Karma : 27
Posts Posts : 938

Ver perfil do usuário https://twitter.com/lia_mical https://www.facebook.com/adilia.mical

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vida: é inevitável ou apenas um acaso?

Mensagem por Convidado em Qui 28 Jun 2012, 13:08

Eu ainda acho MUITO!

Ninfa, assim, para algo ter uma porcentagen para ser calculada é necessário ele por 1 todo, ou seja, se fossemos mapiar algo seria necessário o comhecimento do espaço geral do que vai ser explorado.

Nesse caso temos 3% to espaço sideral inteiro é muito! Acredito que a Nasa já explorou 3% de uma área pré-determinada por ela. Assim ficaria mais fácil reconhecer tal área em busca de planetas.

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vida: é inevitável ou apenas um acaso?

Mensagem por UchihaZoro em Qui 28 Jun 2012, 13:37

Este é o terceiro tópico sobre o mesmo assunto. tongue

Mais um momento, creio que 3% é muito!
Se estivermos descobertos em torno de 0,5% já seria demais, novamente vemos que os seres humanos estão sendo um tanto ignorantes neste caso.
Nossa ganância em procurar outros planetas para estraga-los é algo incrível, creio que todos estão destinados a morrer junto deste planeta, no qual já destruímos tanto.

UchihaZoro
Veterano Nv.MÁX
Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 383
Posts Posts : 4616

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vida: é inevitável ou apenas um acaso?

Mensagem por victorhwmn em Qui 28 Jun 2012, 15:24

...creio q exista vida em outro planeta...imagino...será que os aliens já tiveram contato com a gente?...e nós meros seres humanos achamos que ele era Deus?...

victorhwmn
Veterano Nv.MÁX
Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 54
Posts Posts : 1783

Ver perfil do usuário http://www.facebook.com/profile.php?id=100000787389071

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vida: é inevitável ou apenas um acaso?

Mensagem por GamerHelmuth em Qui 28 Jun 2012, 15:27

Sei lá em victorhwmn. Acredito em Deus sou católico.

GamerHelmuth
Membro Nv.2
Membro Nv.2

Karma Karma : 1
Posts Posts : 49

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vida: é inevitável ou apenas um acaso?

Mensagem por Monagma em Qui 28 Jun 2012, 16:43

Quanto tópico falando do mesmo assunto! O.O

Mas realmente é um tema que merece ser abordado.

Acredito que haja sim vida fora da Terra, mas é muito distante, difícil de nos comunicarmos.



Monagma
Rei da Terra
Rei da Terra

Karma Karma : 286
Posts Posts : 4274

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vida: é inevitável ou apenas um acaso?

Mensagem por GamerHelmuth em Qui 28 Jun 2012, 19:44

Mas n sabemos se existe Monagma (eu fico na duvida).
Por que pode ser difícil de nos comunicarmos?
Se for igual aos filmes de alienigenas ( a maioria n presta) eles seriam mais avançados na tecnologia, certo? Então já poderiam entrar em contato com a gente, n é?

GamerHelmuth
Membro Nv.2
Membro Nv.2

Karma Karma : 1
Posts Posts : 49

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vida: é inevitável ou apenas um acaso?

Mensagem por victorhwmn em Qui 28 Jun 2012, 21:17

...n desejo encontrar alienígenas,pois com a tecnologia atual não poderíamos ir tão longe no espaço,se a gente encontrar os aliens,significa q eles estão procurando algo e se esse algo tiver na Terra,vamos ser escravizados...como Colombo com os indios...

victorhwmn
Veterano Nv.MÁX
Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 54
Posts Posts : 1783

Ver perfil do usuário http://www.facebook.com/profile.php?id=100000787389071

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vida: é inevitável ou apenas um acaso?

Mensagem por Ninfa.Peach em Sex 29 Jun 2012, 07:22

UchihaZoro escreveu:Este é o terceiro tópico sobre o mesmo assunto. tongue

Mais um momento, creio que 3% é muito!
Se estivermos descobertos em torno de 0,5% já seria demais, novamente vemos que os seres humanos estão sendo um tanto ignorantes neste caso.
Nossa ganância em procurar outros planetas para estraga-los é algo incrível, creio que todos estão destinados a morrer junto deste planeta, no qual já destruímos tanto.



Terceiro tópic falando de astronomia, mas ambos tem uma diferença .. ~~'

Ninfa.Peach
Veterano Nv.22
Veterano Nv.22

Karma Karma : 27
Posts Posts : 938

Ver perfil do usuário https://twitter.com/lia_mical https://www.facebook.com/adilia.mical

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vida: é inevitável ou apenas um acaso?

Mensagem por UchihaZoro em Sex 29 Jun 2012, 08:06

Ninfa.Peach escreveu:
UchihaZoro escreveu:Este é o terceiro tópico sobre o mesmo assunto. tongue



Terceiro tópic falando de astronomia, mas ambos tem uma diferença .. ~~'
Como tu mesmo já declaraste, todos eles falam sobre astronomia, logo poderiam ser citados em um só tópico. Wink
Não havendo a necessidade de diversos tópicos espalhados com um mesmo propósito.

UchihaZoro
Veterano Nv.MÁX
Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 383
Posts Posts : 4616

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vida: é inevitável ou apenas um acaso?

Mensagem por Ninfa.Peach em Sex 29 Jun 2012, 08:30

UchihaZoro escreveu:
Ninfa.Peach escreveu:
UchihaZoro escreveu:Este é o terceiro tópico sobre o mesmo assunto. tongue



Terceiro tópic falando de astronomia, mas ambos tem uma diferença .. ~~'
Como tu mesmo já declaraste, todos eles falam sobre astronomia, logo poderiam ser citados em um só tópico. Wink
Não havendo a necessidade de diversos tópicos espalhados com um mesmo propósito.



NO!

Um fal sobre a Vida! outro alienigina, e outro sobre planetas... Sad

não são as mesmas coisas...

Vcs homens, economizando ¬¬

Ninfa.Peach
Veterano Nv.22
Veterano Nv.22

Karma Karma : 27
Posts Posts : 938

Ver perfil do usuário https://twitter.com/lia_mical https://www.facebook.com/adilia.mical

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vida: é inevitável ou apenas um acaso?

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 00:22


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum