[XO] E a internet cai na cabeça da MICROSOFT, de novo...
3 participantes
Página 1 de 1
[XO] E a internet cai na cabeça da MICROSOFT, de novo...
E a internet cai na cabeça da Microsoft, de novo...
por
Rodrigo Guerini
em 22-01-2014 15:29
16[url=http://www.addtoany.com/share_save#url=http%3A%2F%2Fwww.hardmob.com.br%2Fcontent%2F1563-a-internet-cai-na-cabeca-da-microsoft-de.html&title=hardMOB - E a internet cai na cabe%C3%A7a da Microsoft%2C de novo...&description=artigo novo][/url]
por
Rodrigo Guerini
em 22-01-2014 15:29
- Destaque
- Consoles
16[url=http://www.addtoany.com/share_save#url=http%3A%2F%2Fwww.hardmob.com.br%2Fcontent%2F1563-a-internet-cai-na-cabeca-da-microsoft-de.html&title=hardMOB - E a internet cai na cabe%C3%A7a da Microsoft%2C de novo...&description=artigo novo][/url]
“Eu jogo Xbox One, ele é legal, os jogos são muito bons. XB1M13”.
Ok, calma. Para os que estão perdidos vamos aos fatos: A Microsoft (ou uma empresa contratada por ela, o que dá na mesma) junto a Machinima (uma das maiores redes do YouTube) lançaram uma promoção que dava US$ 3 a cada 1000 hits nos vídeos que falavam sobre o Xbox One.
Para isto o ‘youtuber’ (que palavrinha...) deveria criar um vídeo mostrando um jogo de Xbox One, dizer que estava jogando no console e não poderia haver comentários negativos nem a Machinima, nem ao Xbox One. Ah sim! O criador do vídeo também não poderia dizer absolutamente nada sobre o contrato em questão.
Antes de atirarmos as pedras, vamos lá. Não há absolutamente nada de errado em uma empresa entrar em contato com personalidades do youtube, seja diretamente, seja por meio de networks para ações de publicidade de seu console ou algum jogo.
Raios, você realmente acredita que o Ayrton Senna usava o banco Nacional? Ou que o – coloque o nome de um esportista – morre de amores pela – coloque o nome de uma marca de material esportivo?
Se não há nada de errado, por que então a internet parece ter caído (de novo) na cabeça da Microsoft?
Bom, existem os puritanos. Aqueles que acham que existe o trabalho correto: trabalhar atrás de um balcão, ir a reuniões no escritório, e que ganhar dinheiro na internet seja através de vídeos, ou de desenhos, ou de artigos (cof!) é simplesmente pecado. Viver dela então é coisa de vagabundo.
Para estes nenhum argumento possível vai mudar a mentalidade de que YouTube é hobby, o cara faz porque quer e não tem nada que ficar ganhando dinheiro. Qualquer um que acompanhou o ódio gratuito de alguns contra o canal Nostalgia no Brasil sabe do que estou falando. A parte boa, eles são minoria.
Mas se são minoria, por que o escândalo? A resposta está no próprio contrato: o criador do vídeo não poderia afirmar em nenhum momento sobre a ação de marketing, isto significa que o usuário iria assistir um vídeo e não saberia que aquela talvez não seja a opinião do youtuber, mas a opinião paga por uma empresa.
E aí entramos num limbo perigoso. Quem é um youtuber? De fato ele não é um jornalista. Ou seja, ele não tem uma ética profissional de buscar a verdade, esclarecer os fatos, ou qualquer coisa relacionada a isto. Um youtuber é uma personalidade que, portanto, não tem qualquer compromisso com esta busca ética pela verdade.
Então a internet está errada e não há nada de errado com isto? Hm... Também não é por aí. Quando usuários comuns entram em contato com esta tal “personalidade”, ele espera a visão pessoal desta pessoa, ao contrário da visão “engomadinha” de um jornalista ou da ação de marketing de uma empresa.
Seguimos, nos inscrevemos em canais, com a esperança de ver uma opinião pessoal que nos ajude muitas vezes a decidir entre um produto ou outro. Esta “personalidade” está próxima a nós, ele é alguém como eu e você, como nosso colega de trabalho, portanto suas expectativas são muito mais próximas as nossas, ou deveriam ser.
Quando este youtuber pega dinheiro para uma ação de marketing e não nos avisa, basicamente ele está vendendo a empresa à nós como sua opinião pessoal. Isto é grave principalmente por uma razão simples. O que este youtuber tem a oferecer além de sua credibilidade?
E que credibilidade é esta que alguém vende por apenas 3 dólares a cada mil visualizações?
A Microsoft já soltou uma nota afirmando que em nenhum momento o objetivo era que os youtubers não avisassem que aquela era uma campanha de marketing, apenas o contrato, os valores envolvidos, deveria ser mantido em sigilo. O que seria completamente normal e aceitável. Alguém recebendo dinheiro para uma propaganda, desde que tudo ficasse claro que aquela não era a opinião da pessoa, mas uma ação de marketing.
Não foi isto que aconteceu é claro, todos os vídeos com a tag ‘XB1M13’ anteriores a liberação do escândalo em nenhum momento citam que aquela é uma mera e simples propaganda.
O dano já está feito. Aos youtubers que fizeram o vídeo resta a vergonha de serem expostos de maneira muito clara que sua opinião é vendida por poucos punhados de dinheiro. Para a Microsoft, independente ou não de ter culpa em cartório, as manchetes nos sites de jogos – e não só – não são favoráveis.
A Microsoft queria marketing. Ironicamente agora ela o tem de graça. Está todo mundo falando dela. Uma pena que nem todos estão cumprindo uma parte do contrato: “a de não falar mal”...
Re: [XO] E a internet cai na cabeça da MICROSOFT, de novo...
kkkk a micro ta com um medo danado da sony! bom texto, concordo com o que foi dito, mas não acho que isso estragaria tanto assim as coisas, por exemplo, eu pra saber se vou gostar do jogo vejo videos do mesmo, pra saber que estilo é, se é muito facil ou dificil, se é um jogo longo etc, não vou comprar um jogo x só porque fulano utuber disse que é bom, afinal aquilo ali é opinião dele. Nessas horas que eu digo que todo jogo deveria ter uma demo, assim todo mundo poderia testar um game antes de compra-lo, a melhor forma de saber se você vai gostar do jogo, é testando ele você mesmo,
Re: [XO] E a internet cai na cabeça da MICROSOFT, de novo...
Foi ousada e correu o risco. Infelizmente não deu certo.
Visionnaire- Membro Nv.1
- Karma : 13
Posts : 30
Tópicos semelhantes
» [E3] Microsoft leva Internet Explorer à Xbox 360
» Microsoft: Próximo Xbox irá funcionar mesmo sem internet
» Microsoft recomenda o Xbox 360 para gamers sem acesso à internet
» Microsoft anuncia novo Age of Empires
» Novo XBOX incompatível com jogos usados e necessidade de ligação com a internet segundo empresa
» Microsoft: Próximo Xbox irá funcionar mesmo sem internet
» Microsoft recomenda o Xbox 360 para gamers sem acesso à internet
» Microsoft anuncia novo Age of Empires
» Novo XBOX incompatível com jogos usados e necessidade de ligação com a internet segundo empresa
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Qui 18 Ago 2022, 13:07 por Ninfa.Peach
» Instalar o Crunchyroll Premium em dispositivos Android
Sex 06 Nov 2020, 01:14 por MarianMcbride
» Baixe o aplicativo para editar fotos do playstationblast?
Seg 26 Out 2020, 23:06 por MarianMcbride
» Novo no fórum. Em busca de amigos no ps3/ps4
Sáb 04 Ago 2018, 01:22 por Vargolino
» Abaixou o preco - LINDO PSVITA - 7 JOGOS ORIGINAIS - EXTRA ACESSORIOS + .FOTOS. R$ 1200.00 o. O
Seg 07 maio 2018, 12:20 por gaara_sr
» Novo jogo do Spider Man
Qua 04 Abr 2018, 12:25 por E.R
» God of War
Sáb 17 Mar 2018, 00:15 por E.R
» The Division 2
Sex 09 Mar 2018, 03:31 por E.R
» Call of Duty Black Ops 4
Qui 08 Mar 2018, 21:46 por E.R
» Playstation 5
Qua 07 Mar 2018, 03:30 por E.R
» Red Dead Redemption 2
Qua 07 Mar 2018, 03:27 por E.R
» Hideo Kojima vira parceiro da Sony e vai fazer jogo exclusivo para Playstation 4
Qua 07 Mar 2018, 03:24 por E.R