PlayStation Blast
Ei, você aí. Nosso fórum contém uma gama diversificada e grande de discussões que você poderia fazer parte! Além dos membros serem educados e atenciosos. Então por que não se cadastra aí? Venha discutir conosco e fazer amizades aqui, no Fórum PlayStation Blast!

PlayStation 4: revista PSM3 estipula 15 especificações técnicas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

PlayStation 4: revista PSM3 estipula 15 especificações técnicas

Mensagem por Ninfa.Peach em Seg 17 Dez 2012, 08:49

Antes da edição que vai fechar o ano, a revista PSM3 já trouxe uma grande matéria sobre o vindouro PlayStation 4 na sua publicação de novembro. Nela, foram reunidos todos os rumores, tendências de mercado e informações que vazaram do superconsole da Sony. Embora ainda não esteja completamente finalizado, jogos já estão sendo desenvolvidos para ele e o seu codinome parece que vai continuar sendo “Orbis”.

Da lista de 15 itens a seguir, nem todos são exatamente ligados às especificações técnicas, mas todos são relacionados ao “console definitivo” da Sony. Como disse Phil Eisler, líder da área de jogos nas nuvens da NVIDIA: “Se eles dizem que este é o último console, então eu acredito piamente nisso”.



Não deve se chamar PS4

É difícil que a Sony abandone a marca “PlayStation”, mas o “4” ainda é uma dúvida. A razão disso é ficar cansativo ter tantos números em sequência, isto é, como acontece em trilogias, filmes posteriores costumam receber um subtítulo em vez de número. E ainda, em japonês, uma das pronúncias do número quatro é “shi”, palavra que também significa “morte” – também é por isso que hospitais e aviões de lá não apresentam “4” em nenhum lugar.

O maior rumor relacionado ao PS4, até o momento, é sobre o console ser chamado de “Orbis”. Se você digitar Orbis.SCEDev.net no navegador, é possível acessar uma página exclusiva para desenvolvedores da Sony, porém o mesmo não acontece com o endereço PS4.SCEDev.net. Além disso, como a expressão “orbis vitae” significa, em latim, algo como “círculo da vida”, faria sentido existir o portátil “Vita” e o console “Orbis”.



A aparência dos games

Na E3 2012, você já viu jogos como Watch Dogs e Star Wars 1313 rodando em PCs de última geração, certo? Pois saiba que provavelmente assim serão os gráficos presentes no PlayStation 4. Considerando os rumores de especificações vistos até o momento, o PS4 deve rodar esses títulos sem nenhum problema.

Embora nada seja certo sobre as suas especificações e ainda haja a chance de haver mudanças, é possível esperar um salto de até cinco vezes mais desempenho no PS4 em relação ao PS3. Pode não ser o que você esperava, mas é preciso que o console seja financeiramente acessível para todos. Porém, o PlayStation 4 ser um PC com as melhores peças possíveis e hardware gráfico personalizado e otimizado não é exatamente algo ruim.




Nada de resolução Ultra HD

Rumores datando de março deste ano sugerem que o PS4 rodaria jogos na resolução 4096x2160 pixels. Contudo, a Sony vai lançar televisores com esta capacidade apenas a partir deste Natal, os quais têm preços na faixa dos 25 mil dólares. Logo, considerando que boa parte dos jogos do PS3 funciona em 1120x585 pixels, o mais provável é o PS4 rodar games em 1080p e 60 FPS.

Trava contra jogos usados

No quarto trimestre de 2011, jogadores do Reino Unido compraram mais jogos usados do que versões digitais de games, o que representa 10% de todo o dinheiro gasto na compra de títulos. Por ser um número relevante, a Sony está de olho, pois há desenvolvedores reclamando que não veem um tostão sequer quando jogos usados são revendidos.

Por causa disso, há fortes rumores de a empresa pretender implementar um método para impedir você de jogar seus jogos de plataformas antigas, bem como aqueles comprados de outros jogadores. Aparentemente, os títulos de PS4 seriam vendidos apenas de duas maneiras: Blu-ray ou download na PSN – o disco de mídia não deve ser abandonado porque em alguns mercados não haveria como realizar transações com as versões digitais dos games.



4 GB de RAM ou mais

Desde quando começou a se falar do PS4, houve um boato sobre ele ter entre 2 e 4 GB de memória RAM – melhor do que PS3 ou Xbox 360, ambos com 512 MB. O Wii U apresenta 2 GB, por exemplo, então o console da Sony deve apresentar 4 GB ou mais. Como o Xbox 720 pode ter 8 GB, isso talvez obrigue a empresa a gastar ainda mais dinheiro, pois a diferença de RAM pode gerar problemas ao portar jogos entre consoles.

Armazenamento SSD

Como a versão Super Slim do PS3 já apresenta armazenamento em SSD de 16 GB, esta é uma possibilidade que indica o rumor sobre a capacidade do PlayStation 4. Diferente de um HD, a tecnologia SSD é muito mais rápida, o que promete aumentar a velocidade na instalação de atualizações, por exemplo – bem como acelerar praticamente tudo no console.

Sem retrocompatibilidade

De acordo com informações vazadas, o PS4 não deve rodar jogos de PS3, muito menos de PS2 ou PSX. Isso é fortalecido pelo fato de a própria Sony ter afirmado, em 2007, que não faria mais o PS3 compatível com títulos do PS2 – o que foi confirmado em 2009, com o lançamento da primeira versão Slim do console.

Além disso, dado que a empresa comprou o Gaikai, um serviço de streaming online de jogos, é possível que games antigos da Sony sejam disponibilizados para você acessar de qualquer lugar, seja do console, da televisão ou mesmo a partir do seu tablet. Isso é quase confirmado pelo fato de o site do serviço ter passado a exibir, recentemente, imagens dos títulos mais famosos lançados para PS3.



Registro de jogos na PSN

Depois de comprar um jogo, você deveria registrá-lo online para exclusivamente uma conta na PSN. Com isso, seria possível fazer o download do game, caso você venda o disco ou ele seja riscado. Algo semelhante já acontece no Steam, mas provavelmente não será necessário estar sempre online para fazer os títulos funcionarem, apenas para cadastrar um Blu-ray.

Ainda não é certo como ficará o mercado de jogos usados com essa nova política da empresa, já que não se sabe o quão restrito ficará o game para quem comprá-lo de segunda mão. Pode ser que o Blu-ray funcione apenas como uma demo bastante restrita, mas também é possível que você possa apenas pagar uma nova taxa online para reativar o jogo para a sua conta.

A ascensão da PS+

A era dos grandes jogos lançados já prontos (sem expansões) em caixas lacradas e vendidos a grandes preços está chegando ao fim. Embora esse método tenha sido usado para custear os enormes valores gastos no desenvolvimento de últimos consoles, há uma mudança sutil atualmente em andamento: em vez de publicar um título completo, agora existem inscrições, DLCs e downloads via PSN.

Para sobreviver com essa nova onda, a Sony vai precisar se adaptar e reestruturar os seus planos de cobrança, de modo a tornar mais atrativo para os jogadores assinarem a PS+. Por exemplo, ao comprar o PS4, talvez fosse possível fazer a pessoa já assinar um contrato para pagar uma mensalidade por 24 meses, de forma a garantir o lucro para o console.




A evolução do PS Move

O design para o controle do PlayStation já é clássico e a Sony dificilmente deve largá-lo tão cedo. Porém, ela também não deixará de tentar inovar com o PS4, criando novas maneiras para você jogar. Somado a isso, como o PS Move passou 10 anos em desenvolvimento, essa é outra tecnologia que não deve ser deixada de lado. Provavelmente, o PS4 deverá já vir com uma câmera, um controle compatível com PS Move e funções de acelerômetro, como no Vita.

E, ainda, a Sony anda cadastrando várias patentes interessantes nos últimos tempos, como um controle de PS Move que esquenta ou esfria conforme os acontecimentos dentro do jogo. A empresa também registrou um “controle de língua”, parecido com o sensor de vitalidade do Wii, somado a um visor 3D (similar ao Project Glass da Google) capaz de sobrepor suas imagens na realidade.

Há também patentes para controles 3D de realidade aumentada, o que inclui tablets, PS Vita ou óculos 3D. Ainda mais interessante é a patente do “Simulview”, pois ela seria capaz de fazer uma televisão exibir diferentes imagens, uma para cada pessoa. Para habilitar isso, seria necessária uma TV especial e óculos 3D.




Streaming de jogos antigos

A maior força da marca PlayStation é a sua incrível coleção de jogos antigos, lançados para as suas plataformas anteriores. Dessa forma, a Sony poderia aproveitar para criar uma espécie “Netflix dos games”, fazendo você pagar um adicional na sua conta PS+ para acessar esse conteúdo extra.

O responsável pela Gaikai falou à PSM3 que a empresa descobriu uma maneira inédita de cobrar pelos jogos. Ele afirmou ainda não poder revelar como isso é realizado para que nenhum concorrente copie o método, mas dá a dica de que os desenvolvedores terão um papel direto na definição dos preços.

Propaganda dentro do jogo

Em 2011 e em 2012, a Sony registrou patentes relacionadas a propagandas interativas na televisão. Considerando que os games da próxima geração devem ser extremamente caros, é provável que a empresa esteja pesquisando novas maneiras de obter dinheiro para conseguir bancar tanta tecnologia. Porém, é provável que aconteçam coisas como você estar jogando e, de repente, um anúncio deve ser visto antes de continuar a jogatina.



Quad-Core AMD

De acordo com várias notícias de junho, a Sony vai optar pela APU quad-core da AMD, codinome “Liverpool”. Uma APU (em português, “Unidade de Processamento Acelerado”) é a união de CPU com GPU, o que deve auxiliar a placa de vídeo a rodar os gráficos da nova geração mais suavemente.

Comparado ao processador do PlayStation 3, que diminuiu de 90 para 45 nanômetros ao longo dos seis anos de vida do console, a APU do PS4 deve ter 28 nanômetros. Quanto menor o tamanho, mais transistores podem ser colocados no mesmo lugar do chip, o que representa uma diminuição no consumo de energia, mas uma complicação na hora de montá-lo.

Embora a velocidade de 3,2 GHz não seja extremamente alta, ela será apoiada por um poderoso hardware de vídeo, o chip de uma placa gráfica Radeon HD 7970. A Sony diz que pretende montar o PS4 usando peças prontas para PC, algo que deve diminuir os custos. Esse fato, e o uso de tecnologias AMD, torna mais fácil a programação de jogos, o que deve fazer adaptações de outros consoles chegarem mais rápido para o PS4.

Games já em desenvolvimento

Rumores indicam que várias empresas já receberam kits de desenvolvimento do Orbis no início de 2012, dando um ano para games serem criados. Porém, é bem provável que os estúdios internos da Sony já tenham sido avisados sobre isso de antemão, de forma a já terem começado a produzir jogos desde o início de 2011.

Metade da equipe da Sony Santa Monica está desenvolvendo God of War Ascension, enquanto a outra está relacionada a uma franquia “ainda não anunciada” (confirmada no Twitter de empregados da empresa). Também foi aberta uma vaga de trabalho para designer-chefe de combate, a qual foi preenchida por Seth Killian, antigo funcionário da Capcom, que é especialista em Street Fighter.




A Guerrilha Games lançou Killzone 3 em 2011, mas a adaptação para Vita ficou por conta da Sony Cambridge. Somando isso ao fato de haver o rumor de a desenvolvedora estar trabalhando em uma nova franquia, não seria impossível pensar no lançamento de Killzone 4 para PS4. A Naughty Dog, responsável por Uncharted, é outra empresa que trabalha com divisão de times: uma parte está trabalhando com The Last of Us, mas e a outra?

Frank Gibeau, presidente da EA Games, revelou que a empresa estaria trabalhando em quatro ou cinco novas franquias. Ele também afirmou que ele teria visto as máquinas para as quais esses jogos estão sendo feitos, e elas seriam espetaculares. Empresas como Infinity Ward e Respawn afirmam estar trabalhando em tecnologias de nova geração. Na mesma linha, a Ready at Dawn diz estar desenvolvendo uma nova franquia AAA.

Quando e quanto?

Mesmo com o uso de partes de PC para diminuir os custos, o chip gráfico utilizado é caro, o que também é fato para o armazenamento SSD de 16 GB, câmera, controle, drive Blu-ray e outros componentes. Então, se o Wii U está na faixa das 250 libras e já é considerado caro, o PS4 deve sair por volta de 500 libras (1.677 reais, sem impostos), com a Sony saindo no prejuízo. Por isso é provável o uso de anúncios dentro dos jogos e a obrigatoriedade de assinar a PS+.

Enquanto alguns rumores sugerem o lançamento no início de 2014, é bem possível que ele aconteça no final de 2013. Como a Microsoft já anunciou que pretende lançar o Xbox 720 nesse período, é provável que a Sony não queira que o passado se repita, quando ela deixou o Xbox 360 fosse lançado antes do PS3.

Mais uma vez reforçando, a lista acima foi organizada pela revista PSM3, em sua edição de novembro de 2012, e divulgada pela CVG. O Baixaki Jogos não garante a veracidade dessas informações, uma vez que são absolutamente todas baseadas em simples rumores. Por isso, não deixe de conferir as nossas notícias futuras, pois certamente informaremos vocês quando algo de concreto for anunciado oficialmente pela Sony sobre o PlayStation 4.

Fonte: Tec Mundo

Ninfa.Peach
Veterano Nv.22
Veterano Nv.22

Karma Karma : 27
Posts Posts : 938

Ver perfil do usuário https://twitter.com/lia_mical https://www.facebook.com/adilia.mical

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: PlayStation 4: revista PSM3 estipula 15 especificações técnicas

Mensagem por Universo em Ter 18 Dez 2012, 17:52

acho que nessa 8ª geração eu vou com a Sony...

Universo
Iniciante Nv.5
Iniciante Nv.5

Karma Karma : 0
Posts Posts : 9

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: PlayStation 4: revista PSM3 estipula 15 especificações técnicas

Mensagem por Times em Ter 18 Dez 2012, 19:18

Vou comprar os 3 consoles, mas creio que a preferência vai continuar com a Sony, que venha logo a oitava geração!

Times
Membro Nv.35
Membro Nv.35

Karma Karma : 28
Posts Posts : 374

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: PlayStation 4: revista PSM3 estipula 15 especificações técnicas

Mensagem por Wolfman em Ter 18 Dez 2012, 21:24

Times escreveu:Vou comprar os 3 consoles, mas creio que a preferência vai continuar com a Sony, que venha logo a oitava geração!

Pois é estou esperando o próximo da Sony pra ver. Provavelmente vo pegar ele e o Wii U depois.

Sobre a matéria, só tem rumor, mas enfim, espero que o console surpreenda.

Wolfman
Veterano Nv.MÁX
Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 487
Posts Posts : 1662

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: PlayStation 4: revista PSM3 estipula 15 especificações técnicas

Mensagem por dkncabelo em Sab 22 Dez 2012, 23:39

Ninfa.Peach, boa matéria, gostei para caramba! Me respondam, no ps3 super slim têm um ssd, alguém sabe onde fica? Obrigado.

Já em relação a 8° geração, só vou comprar os consoles na nona, como fiz agora, acabei de comprar o ps3 e logo logo pego o xbox 360. A sétima geração foi a melhor, depois da do atari, do nes e do snes, ohh, no uaiti!!!!

dkncabelo
Iniciante Nv.6
Iniciante Nv.6

Karma Karma : 0
Posts Posts : 13

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: PlayStation 4: revista PSM3 estipula 15 especificações técnicas

Mensagem por Hekonzord em Dom 23 Dez 2012, 00:36

Sony, por obséquio, lance o "PS4" na E3 de 2014, please Rolling Eyes

Hekonzord
Veterano Nv.MÁX
Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 495
Posts Posts : 3502

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: PlayStation 4: revista PSM3 estipula 15 especificações técnicas

Mensagem por Jo_netto em Dom 23 Dez 2012, 13:03

Ninfa.Peach Maneira a matéria.

O conceito por trás desse novo lançamento é bem interessante, e sinceramente fiquei empolgado.Agora resta aguarda o que será realmente entre no console. Afinal muitos projetos são largados/cortados durante a criação do console.

Só me incomodou muito esta questão dos jogos. Instalar essas limitações aos jogadores é um tanto quando exagerada... Concordo que a empresa precisa pensar em soluções para a queda nos lucros, mas nada que castre o usuário desta forma.

Agora é esperar rs

Jo_netto
Iniciante Nv.5
Iniciante Nv.5

Karma Karma : 0
Posts Posts : 9

Ver perfil do usuário https://twitter.com/Jo_netto https://plus.google.com/u/0/104492059478995986657/posts https://www.facebook.com/jose.moreiraneto http://pseudonetto.wordpress.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: PlayStation 4: revista PSM3 estipula 15 especificações técnicas

Mensagem por Charles M I em Dom 23 Dez 2012, 15:17

o mais provável é do PS4 não se chamar PS4, ou eles podem chamá-lo de PSFour...

Charles M I
Membro Nv.1
Membro Nv.1

Karma Karma : 0
Posts Posts : 34

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: PlayStation 4: revista PSM3 estipula 15 especificações técnicas

Mensagem por CabraltZ em Dom 23 Dez 2012, 22:56

Hekonzord escreveu:Sony, por obséquio, lance o "PS4" na E3 de 2014, please Rolling Eyes

pouco provavel lançar um "PS4" a sony se não me engano quer que o PS3 dure no minimo, MINIMO até 2015, são 3 anos ainda, podem até estar pensando na ideia pra ele ja, porém acho dificil ja ser lançado tão cedo...accho que mesmo que ja esteja com um projeto pronto, pode demorar alguns anos para ser lançado... mas é sempre bom se manter motivado xD (alguem me corrija se eu estiver errado, falei oq eu ACHO que a sony disse, não tenho muita certeza)

CabraltZ
Veterano Nv.16
Veterano Nv.16

Karma Karma : 21
Posts Posts : 788

Ver perfil do usuário https://twitter.com/#!/_Moises_Junior http://www.facebook.com/moises.junior.54

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: PlayStation 4: revista PSM3 estipula 15 especificações técnicas

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 10:46


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum