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[Análise] P.T

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Mensagem por Vermilion Sáb 06 Set 2014, 02:36

[Análise] P.T OEiGNCI

"I walked.
And then I saw me walking in front of myself.
But it wasn't really me."

Plataforma: PlayStation 4
Desenvolvedora: 7780's Studio (Kojima Productions)
Publisher: Konami

Descrever P.T. em palavras é algo desafiador, principalmente se levarmos em consideração que seu impacto é o resultado de vários acontecimentos extra-jogo genialmente planejados. Uma análise fria e objetiva do "jogo" não faria nem sentido nem justiça ao mesmo, por isso falarei de todos os eventos que resultam no trailer final.

P.T. foi inicialmente anunciado na conferência da Sony durante a Gamescom, sendo revelado com pouquíssimos detalhes (apenas que era o primeiro teaser jogável da indústria e que era feito por uma equipe chamada 7780's Studio), e que já estava disponível da PS Store. Inicialmente as pessoas baixaram aquilo sem muitas expectativas, porém começaram a ver que as reações do trailer eram de fato verdadeiras.


O maior trunfo do teaser certamente é a natureza desconhecida dele, mais do que uma atmosfera sombria, temas perturbadores e sons desconfortáveis, o desconhecido é uma das coisas que mais amedronta o ser humano. P.T. coloca o jogador num corredor infinito sem dar nenhuma instrução, sem que ele saiba o que está jogando, ele simplesmente continua naquele mesmo corredor sem saber ao certo o que está fazendo, e é ai que o jogo surpreende com mudanças bruscas na rotina (de andar aquele mesmo corredor diversas vezes). Além disso temos os puzzles, onde o jogador tem poucas ou nenhuma pista do que fazer, recorrendo apenas à própria criatividade e observação para resolve-los.
Dando suporte, temos gráficos impressionantes, uma belíssima direção de arte e um sound design fantástico (um dos melhores utilizações de surround que já ví), tudo isso colaborando para uma atmosfera perfeita.

P.T. foi um fenomeno não apenas pelas qualidades citadas acima, mas também pela capacidade de, com elementos simplórios, envolver a comunidade de jogadores para resolver os puzzles de uma maneira que não se via antes. É certamente um dos "jogos" que melhor usou a share function, já que a mesma serviu para unir as pessoas com e sem o console na solução dos puzzles, gerando assim um buzz gigante. Tudo isso culminando no anúncio da volta de uma das séries de horror mais cultuadas da história, Silent Hill.

Como era de se esperar, tudo não passou de um grande plano magistralmente executado pelo Hideo Kojima, que sempre se destacou em maneiras criativas de quebrar a 4th wall (algo que ele faz desde Metal Gear, em 1987). Kojima conseguiu, de uma maneira simples fazer com que seu jogo fosse uma das coisas mais discutidas da Gamescom, e provou que a criatividade supera qualquer trailer espalhafatoso.

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[Análise] P.T Empty Re: [Análise] P.T

Mensagem por Felipefabricio Dom 07 Set 2014, 18:53

Melhor. Marketing. Ever.

Essa foi a maneira mais sensacional de promover um jogo que eu já vi. Não pegarei (não curto jogos de terror... por medo mesmo Laughing ), mas, cara, parece incrível.

E parece ter feito uma certa produtora se apressar e anunciar Revelations 2 Razz
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Mensagem por Cortex Dom 07 Set 2014, 21:20

Essa demo P.T. fez muito bem pra revitalizar a moral do survivor horror  que não morreu, em especial o próprio Silent Hill. Além de ser muito bom pra própria Konami e pra Sony até. (A demo só tem no PS4)
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Mensagem por Kurama Dom 07 Set 2014, 22:18

Essa demo P.T. ainda está disponível no PS4?
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Mensagem por Vermilion Dom 07 Set 2014, 22:46

Kurama escreveu:Essa demo P.T. ainda está disponível no PS4?
Sim, está.
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Mensagem por Wolfman Ter 09 Set 2014, 04:53

Felipefabricio escreveu:Melhor. Marketing. Ever.

Essa foi a maneira mais sensacional de promover um jogo que eu já vi.

Também acho. Foi uma das revelações mais legais que já vi. Muito bem pensado isso. A interação com o público pra desvendar o que era foi sensacional. Deu até uma sensação de ar fresco. Só essa demo pelo visto é melhor que alguns jogos que tem saído por aí também. Laughing

Não que toda empresa deva fazer assim, mas fica de lição como pode chamar atenção e mover algo do tipo. Chega de CG ou live action sem graça que não diz absolutamente nada sobre o jogo.
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Mensagem por Hekonzord Ter 09 Set 2014, 11:12

Wolfman escreveu:
Felipefabricio escreveu:Melhor. Marketing. Ever.

Essa foi a maneira mais sensacional de promover um jogo que eu já vi.

Também acho. Foi uma das revelações mais legais que já vi. Muito bem pensado isso. A interação com o público pra desvendar o que era foi sensacional. Deu até uma sensação de ar fresco. Só essa demo pelo visto é melhor que alguns jogos que tem saído por aí também.  Laughing

Não que toda empresa deva fazer assim, mas fica de lição como pode chamar atenção e mover algo do tipo. Chega de CG ou live action sem graça que não diz absolutamente nada sobre o jogo.
Fora que também não foi preciso usar milhões pra promover o jogo, não foi feito nada megalomaníaco e mesmo assim está na boca de todo mundo. O marketing eu vi que se espalhou bastante por boca a boca também, o que é ótimo. O Kojima e o del Toro realmente conseguiram fazer algo único aí, ponto pra Sony que apoiou e divulgou a iniciativa também.

Sobre o P.T. em si. Bem, eu fiquei com cagalhaço apenas vendo os vídeos de gameplay, eu jogando um troço desses morro do coração Laughing
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Mensagem por Kurama Ter 09 Set 2014, 11:18

Vermilion escreveu:
Kurama escreveu:Essa demo P.T. ainda está disponível no PS4?
Sim, está.
A obrigada, só agora que eu vi sua resposta. Com certeza vou baixar, cada vez mais tenho vontade de jogar essa demo P.T. e tirar minhas próprias conclusões sobre o jogo, mas pelo que eu vi até agora estou gostando de tudo.
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Mensagem por Vermilion Qua 10 Set 2014, 15:46

Kurama escreveu:A obrigada, só agora que eu vi sua resposta. Com certeza vou baixar, cada vez mais tenho vontade de jogar essa demo P.T. e tirar minhas próprias conclusões sobre o jogo, mas pelo que eu vi até agora estou gostando de tudo.
Recomendo jogar sem olhar nenhum tipo de guia para resolver os puzzles, torna a experiência bem mais inesperada e interessante.
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Mensagem por Jeanpedro1533 Sáb 28 Mar 2015, 09:34

cara que demo é essa? apavorante,aguniante muito bom Smile
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