Discussão: o Brasil e os games
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Chazzy
Warrior
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Discussão: o Brasil e os games
AVISO: Se caso este tópico estiver em lugar errado, por favor mover ao lugar correto!
A História
Tudo começou em 1977, chega ao Brasil o primeiro videogame pela Philco e Ford, o TeleJogo (versão brasileira do PONG da Atari) e deixou muita gente impressionada, afinal, aquilo era uma novidade!
Enquanto no Brasil chegava o TeleJogo, os Estados Unidos já estava em produção o Atari 2600 e lançado no natal do mesmo ano. E o Atari só chegaria ao Brasil por volta de 1983 pela Polyvox e também nessa época chegava o Odyssey II pela Philips.
Na segunda metade da década de 1980 o mundo se divertia com o NES, aqui no Brasil existiam vários "clones": Turbo Game (CCE) e entre outros. O mais famoso deles é o Phantom System (Gradiente, que mais tarde passaria a representar a Nintendo no país) e em 1989 chega o Master System pela Tec Toy*.
*As vendas do console no país ajudou a Sega a sair dos problemas que estava enfrentando quanto a concorrência com o NES.
Na década de 90, considerado para alguns como a "época de ouro dos games no Brasil", as duas maiores empresas de games da época estavam sendo representadas oficialmente no Brasil: a Nintendo (Playtronic, fusão da Estrela e Gradiente*) e a Sega (Tec Toy). Nesse tempo surgiam várias exclusividades e vantagens para o consumidor brasileiro: jogos exclusivos, promoções, jogos traduzidos, preços acessíveis...
*NOTA: o Brasil foi o primeiro país a produzir peças Nintendo fora do Japão
Nos anos 2000, a Gradiente desiste de fabricar produtos Nintendo devido a alta do dólar na época e a pirataria desenfreada; a Tec Toy parou pois a Sega desistiu de fabricar consoles. E com o passar dos anos a pirataria e os importados havia dominado o país.
Em 2006 o Brasil começa a se desenvolver e as empresas de games visam o país: a Microsoft lança oficialmente o Xbox 360, a Nintendo estaria representada pela Latamel e a Sony lançaria o PlayStation 3.
Em 2009 a Tec Toy lança um novo videogame 100% brasileiro, o Zeebo. Foi o primeiro videogame a ter jogos distribuídos somente por download, para evitar a pirataria. A proposta é que o videogame seria acessível para todos e concorrer com o PS2. O console prometia: tinha apoio das thirdies, tinha uma lista boa jogos para lançamento (além de ter menus em português) e chegou a ser importado para o México*.
*Confesso que até eu estava interessado para comprar um Zeebo
Porém seu preço inicial era muito mais caro que um PS2, grandes jogos não foram lançados e não caiu no gosto do público. Acabou sendo descontinuado no início deste ano (2011).
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Conclusão
Vendo acima mostra que o Brasil teve um grande marco na história dos videogames, mesmo que grandes empresas situam na parte no norte do planeta, o Brasil pode ter também grandes chances de se dar bem no mercado de games. O esforço da Tec Toy merece destaque, afinal, tentou "limpar" a bagunça que os games estavam sofrendo no país. Muitas vezes o Brasil é menosprezado: "o Brasil não produz jogos decentes!"* ou "tudo que é feito no Brasil não presta!"**.
*Como não? As Férias Frustradas do Pica-Pau, embora inspirado num personagem estadunidense, era um ótimo jogo. Incidente em Varginha chegou a ser importado para a Europa. E o mais novo O Combate do Barro Vermelho que parece ser muito bom!
**Tive um SNES da Playtronic e afirmo: é igual como se tivesse feito no Japão. Era muito resistente (já caiu várias vezes no chão e funcionava perfeitamente), compatível com jogos lançados no resto do mundo e tinha compatibilidade com TVs brasileiras.
Atualmente o Brasil já não esta sendo mais ignorado e "voltando com o louvor que tinha em 90", também empresas de videogames brasileiras (sim, elas existem) estão produzindo jogos, sejam baseados na nossa história ou baseados em nosso folclore. Acredito que o Brasil ainda terá uma grande franquia de videogame (não necessariamente feito por numa empresa brasileira, pode ser numa empresa japonesa, por exemplo, mas com filial aqui).
Embora "atrasado", o Brasil conseguiu acompanhar as gerações dos videogames até hoje. E também acredito que o Brasil ainda vai se tornar uma "potência" nos videogames...
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Ao Leitor
E você? Acredita no Brasil para lidar com jogos? Acha que tem potencial? Ou acha que toda essa conversa é muito cedo? Deixe tudo o que pensa nos comentários!
A História
Tudo começou em 1977, chega ao Brasil o primeiro videogame pela Philco e Ford, o TeleJogo (versão brasileira do PONG da Atari) e deixou muita gente impressionada, afinal, aquilo era uma novidade!
Enquanto no Brasil chegava o TeleJogo, os Estados Unidos já estava em produção o Atari 2600 e lançado no natal do mesmo ano. E o Atari só chegaria ao Brasil por volta de 1983 pela Polyvox e também nessa época chegava o Odyssey II pela Philips.
Na segunda metade da década de 1980 o mundo se divertia com o NES, aqui no Brasil existiam vários "clones": Turbo Game (CCE) e entre outros. O mais famoso deles é o Phantom System (Gradiente, que mais tarde passaria a representar a Nintendo no país) e em 1989 chega o Master System pela Tec Toy*.
*As vendas do console no país ajudou a Sega a sair dos problemas que estava enfrentando quanto a concorrência com o NES.
Na década de 90, considerado para alguns como a "época de ouro dos games no Brasil", as duas maiores empresas de games da época estavam sendo representadas oficialmente no Brasil: a Nintendo (Playtronic, fusão da Estrela e Gradiente*) e a Sega (Tec Toy). Nesse tempo surgiam várias exclusividades e vantagens para o consumidor brasileiro: jogos exclusivos, promoções, jogos traduzidos, preços acessíveis...
*NOTA: o Brasil foi o primeiro país a produzir peças Nintendo fora do Japão
Nos anos 2000, a Gradiente desiste de fabricar produtos Nintendo devido a alta do dólar na época e a pirataria desenfreada; a Tec Toy parou pois a Sega desistiu de fabricar consoles. E com o passar dos anos a pirataria e os importados havia dominado o país.
Em 2006 o Brasil começa a se desenvolver e as empresas de games visam o país: a Microsoft lança oficialmente o Xbox 360, a Nintendo estaria representada pela Latamel e a Sony lançaria o PlayStation 3.
Em 2009 a Tec Toy lança um novo videogame 100% brasileiro, o Zeebo. Foi o primeiro videogame a ter jogos distribuídos somente por download, para evitar a pirataria. A proposta é que o videogame seria acessível para todos e concorrer com o PS2. O console prometia: tinha apoio das thirdies, tinha uma lista boa jogos para lançamento (além de ter menus em português) e chegou a ser importado para o México*.
*Confesso que até eu estava interessado para comprar um Zeebo
Porém seu preço inicial era muito mais caro que um PS2, grandes jogos não foram lançados e não caiu no gosto do público. Acabou sendo descontinuado no início deste ano (2011).
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Conclusão
Vendo acima mostra que o Brasil teve um grande marco na história dos videogames, mesmo que grandes empresas situam na parte no norte do planeta, o Brasil pode ter também grandes chances de se dar bem no mercado de games. O esforço da Tec Toy merece destaque, afinal, tentou "limpar" a bagunça que os games estavam sofrendo no país. Muitas vezes o Brasil é menosprezado: "o Brasil não produz jogos decentes!"* ou "tudo que é feito no Brasil não presta!"**.
*Como não? As Férias Frustradas do Pica-Pau, embora inspirado num personagem estadunidense, era um ótimo jogo. Incidente em Varginha chegou a ser importado para a Europa. E o mais novo O Combate do Barro Vermelho que parece ser muito bom!
**Tive um SNES da Playtronic e afirmo: é igual como se tivesse feito no Japão. Era muito resistente (já caiu várias vezes no chão e funcionava perfeitamente), compatível com jogos lançados no resto do mundo e tinha compatibilidade com TVs brasileiras.
Atualmente o Brasil já não esta sendo mais ignorado e "voltando com o louvor que tinha em 90", também empresas de videogames brasileiras (sim, elas existem) estão produzindo jogos, sejam baseados na nossa história ou baseados em nosso folclore. Acredito que o Brasil ainda terá uma grande franquia de videogame (não necessariamente feito por numa empresa brasileira, pode ser numa empresa japonesa, por exemplo, mas com filial aqui).
Embora "atrasado", o Brasil conseguiu acompanhar as gerações dos videogames até hoje. E também acredito que o Brasil ainda vai se tornar uma "potência" nos videogames...
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Última edição por Warrior em Ter 18 Out 2011, 22:32, editado 1 vez(es)
Warrior- Veterano Nv.35
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Re: Discussão: o Brasil e os games
Nme no futebol estamos prestando mais... kkk zoa.
Axo q tem potencial sim, mas q brasileiro q gosta de games sofre com imposto, sofre muito...
Axo q tem potencial sim, mas q brasileiro q gosta de games sofre com imposto, sofre muito...
Chazzy- Veterano Nv.MÁX
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Re: Discussão: o Brasil e os games
Belo tópico! Acho que o Brasil tem sim potencial, e a conferência da BGS animou bastante. Essas notícias de que as três grandes estão conseguindo isenção de impostos pra fabricas aqui também mostra isso... Mais alguns anos e talvez estaremos em uma situação ainda melhor que a dos 90'.
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Movido para PS3, PS Vita e PSP, se encaixa mais do que no Espaço Cultural, mesmo que seja sobre todos os consoles..
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Movido para PS3, PS Vita e PSP, se encaixa mais do que no Espaço Cultural, mesmo que seja sobre todos os consoles..
Vicente.- Membro Nv.33
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Re: Discussão: o Brasil e os games
Tem capacidade sim, só depende do interesse das empresas, principalmente da Nintendo, que ainda não mostrou muita coisa aqui.
lanitaguai- Membro Nv.28
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Re: Discussão: o Brasil e os games
O brasil PODIA ser um grande mercado de games, só depende das empresas investirem nele e do maldito governo baixar os impostos
caiogamer99- Iniciante Nv.1
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Posts : 1
Re: Discussão: o Brasil e os games
Meu rim vale mais que um PS3 + joguinhos.
;/
;/
Dragan Stojkovic- Membro Nv.3
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Posts : 55
Re: Discussão: o Brasil e os games
Brasil está encaminhando bem e o governo brasileiro está contribuindo pra isso. Tomara que esta nova fase dos games no Brasil dure muito tempo. Parece que estamos voltando a era de ouro dos anos 90 quando tinha a Sega, nintendo no brasil.
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