Os jogos antigos eram realmente mais difíceis que os atuais?
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mligieri3
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PlayStation Blast :: Videogames :: Retrô
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Os jogos antigos eram realmente mais difíceis que os atuais?
Quando se fala em jogos antigos, muitos logo pensam em dificuldade. Afinal, quem nunca morreu de raiva ao ser atingido por uma simples bala em Metal Slug e vim a “óbito” ou até mesmo para quantas vidas perdemos para se passar da primeira fase de Ghost ‘n Goblins. Contudo os jogos antigos eram tão difíceis assim ao ponto de serem considerados irretocáveis em questão de nível de dificuldade?
A proposta desse tópico é abrir um espaço de discussão que visa responder o tema: Os jogos antigos eram realmente mais difíceis que os atuais?
Na minha opinião, é inegável que os jogos antigos eram bem mais difíceis. Tudo bem que muitas vezes a dificuldade nascia na ambição das empresas em lucrar mais, devido as fichas que se tinha que gastar para terminar um jogo, visto que a principal plataforma de jogos antigos é o fliperama. Contudo existem inúmeros jogos extremamente difíceis, lançados exclusivamente para plataformas caseiras, tal como Phantasy Star e a grande maioria dos antigos RPG. Além disso, muitas das conversões caseiras tinham a opção de continues infinitos, e mesmo assim, os jogos eram muito difíceis. Na realidade não que sejam difíceis, mas exigia-se um bom conhecimento prévio do jogo antes de joga-lo (o famoso decoreba).
Muitas vezes se fala que os jogos de fliperama possuíam os primeiros estágios fáceis, de forma a chamar a atenção do jogador para o referido jogo. Contudo existem vários exemplos que vão contra esse pensamento, tais como Ghost ‘n Goblins, Strider, Kid Chammeleon, Truxthon e assim por diante.
Por fim, ainda existem ótimos jogos com um bom nível de dificuldade atual, mas o que aparenta é que eles estão sendo dissociados por uma maior gama de jogos fáceis, que buscam atingir uma maior classe do público gamer. Na verdade não que isso seja ruim, pois como diria um amigo meu, o que mais importa num jogo é a história, e isso muitos jogos novos estão fazendo com louvor.
A proposta desse tópico é abrir um espaço de discussão que visa responder o tema: Os jogos antigos eram realmente mais difíceis que os atuais?
Na minha opinião, é inegável que os jogos antigos eram bem mais difíceis. Tudo bem que muitas vezes a dificuldade nascia na ambição das empresas em lucrar mais, devido as fichas que se tinha que gastar para terminar um jogo, visto que a principal plataforma de jogos antigos é o fliperama. Contudo existem inúmeros jogos extremamente difíceis, lançados exclusivamente para plataformas caseiras, tal como Phantasy Star e a grande maioria dos antigos RPG. Além disso, muitas das conversões caseiras tinham a opção de continues infinitos, e mesmo assim, os jogos eram muito difíceis. Na realidade não que sejam difíceis, mas exigia-se um bom conhecimento prévio do jogo antes de joga-lo (o famoso decoreba).
Muitas vezes se fala que os jogos de fliperama possuíam os primeiros estágios fáceis, de forma a chamar a atenção do jogador para o referido jogo. Contudo existem vários exemplos que vão contra esse pensamento, tais como Ghost ‘n Goblins, Strider, Kid Chammeleon, Truxthon e assim por diante.
Por fim, ainda existem ótimos jogos com um bom nível de dificuldade atual, mas o que aparenta é que eles estão sendo dissociados por uma maior gama de jogos fáceis, que buscam atingir uma maior classe do público gamer. Na verdade não que isso seja ruim, pois como diria um amigo meu, o que mais importa num jogo é a história, e isso muitos jogos novos estão fazendo com louvor.
Convidado- Convidado
Re: Os jogos antigos eram realmente mais difíceis que os atuais?
"Vive,viveu,viverá.Morre,morreu,morrerá."Isso simplesmente explica a diferença entre os jogos de antigamente e os atuais.(misterio e suspense no ar...)
mligieri3- Membro Nv.30
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Re: Os jogos antigos eram realmente mais difíceis que os atuais?
Eu acho que eram bem mais difíceis por dois motivos principais
1 - Os controles que era estranhos(não os joysticks a jogabilidade)
2 - O numero de saves e vidas costumava ser muito mais limitado do que nos jogos atuais
1 - Os controles que era estranhos(não os joysticks a jogabilidade)
2 - O numero de saves e vidas costumava ser muito mais limitado do que nos jogos atuais
Metroid Gamer- Membro Nv.22
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Re: Os jogos antigos eram realmente mais difíceis que os atuais?
Sim e não.
Passei pela era 16-bits e joguei alguns dos 8-bits e sei que os jogos não eram tão fáceis. Motivos, todo o mundo conhece: poucos pontos de save, inimigos vindo por todos os cantos e, claro, a inexperiência inicial.
O que eu vejo hoje é que os jogos não ficaram só no "difíceis", mas também maiores. Por exemplo, hoje eu consigo terminar Super Mario World num dia, abrindo todas as 96 saídas e todas as moedas do Yoshi, já Resident Evil 6 levo mais tempo porque, não tem só o modo campanha e os emblemas de serpente, têm os troféus (ou as conquistas), o modo mercenários, as medalhas, mais o modo extra por DLC.
A última parte do parágrafo anterior não posso confirmar, mas realizar todos os feitos do RE6 não é difícil, e sim, demorado. E as DLCs servem justamente para prolongar ainda mais a "vida" do jogo, já que a internet resolve o problema de itens escondidos. Resumindo: apenas faz com que joguemos mais, só que de outra maneira.
As empresas estão sempre aí para oferecer dificuldade extra para quem quer. Mega Man 10 chegou ao estilo que todos gostavam, e com a dificuldade grande; e para atrair o público novato que não está acostumado, um modo mais fácil.
Existem jogos difíceis, sim. Só que hoje ficamos mais ligados na história e, talvez, pelo fato do jogo ser tão grande, que não damos conta que algumas partes podem ser tão difíceis quanto Ninja Gaiden.
Passei pela era 16-bits e joguei alguns dos 8-bits e sei que os jogos não eram tão fáceis. Motivos, todo o mundo conhece: poucos pontos de save, inimigos vindo por todos os cantos e, claro, a inexperiência inicial.
O que eu vejo hoje é que os jogos não ficaram só no "difíceis", mas também maiores. Por exemplo, hoje eu consigo terminar Super Mario World num dia, abrindo todas as 96 saídas e todas as moedas do Yoshi, já Resident Evil 6 levo mais tempo porque, não tem só o modo campanha e os emblemas de serpente, têm os troféus (ou as conquistas), o modo mercenários, as medalhas, mais o modo extra por DLC.
A última parte do parágrafo anterior não posso confirmar, mas realizar todos os feitos do RE6 não é difícil, e sim, demorado. E as DLCs servem justamente para prolongar ainda mais a "vida" do jogo, já que a internet resolve o problema de itens escondidos. Resumindo: apenas faz com que joguemos mais, só que de outra maneira.
As empresas estão sempre aí para oferecer dificuldade extra para quem quer. Mega Man 10 chegou ao estilo que todos gostavam, e com a dificuldade grande; e para atrair o público novato que não está acostumado, um modo mais fácil.
Existem jogos difíceis, sim. Só que hoje ficamos mais ligados na história e, talvez, pelo fato do jogo ser tão grande, que não damos conta que algumas partes podem ser tão difíceis quanto Ninja Gaiden.
Warrior- Veterano Nv.35
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Re: Os jogos antigos eram realmente mais difíceis que os atuais?
Olha, tudo depende da habilidade de cada um com certo estilo de jogo.
Eu, que gosto de RPG, não consigo ser Pro Player em FPS e nem jogos de Esporte.
Agora, por exemplo, se caso o Felico fosse altamente viciado em Pro Evolution Soccer, daqueles que compram o console só pra jogar o mesmo jogo sempre, ele dificilmente conseguiria, por exemplo, zerar Persona 4. :v
Ele precisaria ouvir o coração das cartas para isso. :/
Mas então, é tudo uma questão de habilidade.
bjs
Eu, que gosto de RPG, não consigo ser Pro Player em FPS e nem jogos de Esporte.
Agora, por exemplo, se caso o Felico fosse altamente viciado em Pro Evolution Soccer, daqueles que compram o console só pra jogar o mesmo jogo sempre, ele dificilmente conseguiria, por exemplo, zerar Persona 4. :v
Ele precisaria ouvir o coração das cartas para isso. :/
Mas então, é tudo uma questão de habilidade.
bjs
Re: Os jogos antigos eram realmente mais difíceis que os atuais?
Olha, definitivamente os jogos antigos são mais difíceis pelos motivos citados acima e pelas limitações da época, creio eu. Posso estar muito enganado, mas o fato de não ter saves e pela jogabilidade ou ser meio dura demais ou leve demais atrapalhavam, como eu disse, posso estar enganado, mas é essa a sensação que tenho ao jogar jogos mais antigos.
Hekonzord- Veterano Nv.MÁX
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Re: Os jogos antigos eram realmente mais difíceis que os atuais?
Depende. Hoje em dia tem jogos como Dark Souls, que são bem difíceis.
Como falaram, as respostas ao controle, hoje em dia, são melhores.
Como falaram, as respostas ao controle, hoje em dia, são melhores.
E.R- Veterano Nv.6
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Re: Os jogos antigos eram realmente mais difíceis que os atuais?
Eram muito mais difíceis sim,porque eram pequenos,imagina só o primeiro Megaman se fosse fácil daria pra zerar em meia hora.
Ou seja os jogos eram difíceis pra que pudessem durar mais.
E os jogos não tinha checkpoint a cada pulo,não tinha save automático(muitos nem save ou password tinham), tinham vidas e/ou continues limitados,hoje em dia se morrer volta alguns passos atrás e boas.
Ou seja os jogos eram difíceis pra que pudessem durar mais.
E os jogos não tinha checkpoint a cada pulo,não tinha save automático(muitos nem save ou password tinham), tinham vidas e/ou continues limitados,hoje em dia se morrer volta alguns passos atrás e boas.
Mastxadows- Membro Nv.22
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Re: Os jogos antigos eram realmente mais difíceis que os atuais?
Além do que o povo falou talvez seja também por causa da jogabilidade imprecisa de muitos jogos 8 bits que fazia o jogo ser mais dificil q o normal e mas agora tá mais fácil q o normal rs. Por isso eu sempre começo a jogar a maioria dos jogos pelo modo dificil
Cortex- XetrocorteX
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Re: Os jogos antigos eram realmente mais difíceis que os atuais?
Cortex e o seu momento E.R.
Falando nisso cade esse mito da renascença?
Falando nisso cade esse mito da renascença?
ViTh- Membro Nv.25
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Re: Os jogos antigos eram realmente mais difíceis que os atuais?
Hekonzord escreveu:Olha, definitivamente os jogos antigos são mais difíceis pelos motivos citados acima e pelas limitações da época, creio eu. Posso estar muito enganado, mas o fato de não ter saves e pela jogabilidade ou ser meio dura demais ou leve demais atrapalhavam, como eu disse, posso estar enganado, mas é essa a sensação que tenho ao jogar jogos mais antigos.
Depende da época mesmo. Os jogos do final da década de 80, pelo menos os de Fliper, já tinha uma jogabilidade muito refinada.
Hayt- Membro Nv.9
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